Listagem de Questões sobre Vendas
Na condução da venda, é preciso estar atento às barreiras que servem como obstáculos à comunicação entre as pessoas. Assinale a alternativa que apresenta apenas as barreiras físicas que podem ocorrer nesse processo:
Hábitos de ouvir, significado das palavras, distância física.
Ambiente de trabalho, ruídos ambientais, falhas mecânicas.
Percepções, sentimentos pessoais, canal de comunicação congestionado.
es, pouca atenção, interpretação das palavras.
Motivações pessoais, hábitos pessoais, ocorrências locais.
Assinale a alternativa que não indica um dos objetivos da fase de abordagem no ciclo de vendas:
Adaptar a apresentação de vendas à situação e ao cliente.
Controlar a impressão criada na abordagem do cliente.
Estabelecer clima de empatia com o cliente.
Melhorar a capacidade de escutar.
Organizar a busca de prováveis clientes para os produtos comercializados.
Verifique se cada uma das proposições sobre tipos de apresentações de vendas é verdadeira (V) ou falsa (F).
( ) Apresentação Padronizada: o vendedor utiliza mensagens pré-elaboradas, em geral slides, filmes ou catálogos, para grupos de interessados ou produtos que não tem possibilidade de customização. Sua vantagem é o baixo custo e a não exigência de vendedores com alto conhecimento e a desvantagem é forçar o próprio cliente a identificar que atributos atenderiam os benefícios procurados.
( ) Apresentação Memorizada: o vendedor segue um roteiro pré-elaborado de apresentação, mas pode usar os instrumentos auxiliares, alterar a ordem e conferir caráter mais informal e próximo ao cliente. Sua vantagem é reter mais a atenção dos clientes e a desvantagem é exigir vendedores com maior preparo para lidar com situações não previstas.
( ) Apresentação não estruturada: o vendedor é livre para apresentar o produto da maneira que desejar. É mais persuasiva, pois permite que os vendedores encontrem argumentos inteiramente diferentes para cada cliente. Sua vantagem é considerar cada cliente como único e a desvantagem é necessitar de vendedores muito bem treinados.
A sequência correta de cima para baixo é:
V, V, V
F, V, F
V, F, F
F, F, V
F, V, V
Com relação à gestão empreendedora, julgue os itens a seguir.
O ponto de equilíbrio das vendas consiste no volume de vendas em que a empresa não tem lucros nem perdas.
Acerca de marketing, julgue os itens subsequentes.
Tanto o conceito de vendas como o conceito de marketing têm como foco as necessidades do consumidor.
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