Listagem de Questões sobre Mercado
Em uma loja, situada em uma cidade brasileira, que comercializa roupas femininas do tipo esporte fino, foi identificado em uma consultoria que 14% de suas clientes são descendentes de orientais e, que tais clientes, demandam roupas mais fechadas e de cores vivas. Um outro grupo, que representa cerca de 45% da clientela, são executivas ou dirigentes em suas organizações de trabalho e demanda roupas discretas, em tons mais amenos para o exercício profissional.
Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os próximos itens com relação a comportamento do consumidor e análise ambiental.
Sob a ótica dos fatores psicológicos que impactam no comportamento de compra do consumidor, uma cliente, ao adquirir um vestido no valor de R$ 1.650,00 para o baile da sua formatura, o faz tendo como foco a busca da satisfação da necessidade de segurança inerente ao processo motivacional.
Considere que determinada drogaria, cujo mercado é de alta concorrência, esteja situada em uma rua popular onde existem diversas outras empresas do mesmo setor. Nessa situação, julgue os itens subseqüentes acerca da análise da concorrência.
Considere-se que a drogaria esteja integrada a uma rede para se beneficiar da sua cooperativa de compras que, pela quantidade de produto adquirida para a rede, obtém preço mais acessível do que no caso de aquisição individual de produtos. Considere ainda que além de o preço ser reduzido em função da quantidade adquirida, o prazo da entrega dos produtos é menor, pois cada lote de compra preenche o requisito mínimo de um caminhão. Nessa situação, é correto afirmar que o preço e o prazo reduzidos decorrem da força dos concorrentes do setor.
Considere-se que, dada a grande competitividade do setor, a drogaria tem-se preocupado com a reposição de seus estoques já que, na falta de um produto, o cliente vem se indispondo a esperar que uma encomenda seja realizada, buscando no concorrente o produto desejado. Nessa situação, é ressaltado o poder de barganha dos clientes.
Considere-se que a drogaria tem verificado que as vendas de determinados produtos têm diminuído por conta da concorrência dos produtos genéricos que a mesma não comercializa. Nessa situação, os produtos genéricos podem ser considerados, na análise de concorrência, como ameaça de produtos substitutos.
Caso a drogaria opte por abrir filiais em cidades circunvizinhas, é correto afirmar que a mesma está buscando aumentar o grau de integração vertical para compor frente à concorrência.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}