Questões sobre Decisão em Administração/Processo Decisório

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Decisão em Administração/Processo Decisório

O modelo racional supõe que os tomadores de decisões tenham informações adequadas e que sejam capazes de avaliar, sistematicamente e logicamente, cada alternativa e, ao final, tomar uma decisão imparcial sobre o que será melhor para a organização. Isso nem sempre é possível, pois fatores como as emoções, as preferências individuais e a política da empresa acabam por interferir nesse processo.

Considerando a complexidade do processo decisório, marque a alternativa CORRETA que identifica as três fases do processo de tomar decisões.

Considere que, no desenrolar da execução de um projeto governamental considerado estratégico, o órgão encarregado se defrontou com a necessidade de decidir sobre a continuidade ou interrupção, em face da superveniência de um contingenciamento de recursos orçamentários que atingiu todas as atividades em curso. Diante disso, toda a equipe envolvida foi indagada, tendo a oportunidade de opinar sobre o melhor caminho a seguir, apresentando, inclusive, uma nova alternativa: de modificação do projeto para redução de custo. Nesse cenário e sopesando os prós e contras de todas as alternativas e análises apresentadas, o líder da equipe tomou a decisão de interromper o projeto. O processo decisório, tal como narrado, representa um modelo de tomada de decisão

O interesse em relação às equipes de trabalho tem crescido nos últimos anos em virtude da necessidade de reorganização do processo produtivo, além do aparecimento das exigências e tecnologias inerentes ao trabalho moderno. Acerca das equipes de trabalho e das características do trabalho em equipe, julgue os itens que se seguem. A existência de uma linguagem comum utilizada nas falas e documentos que conformam os processos de discussão e decisão nas organizações permite a coordenação de ações.

Julgue os itens seguintes, acerca das competências, habilidades e atitudes necessárias aos gestores, para a adequada tomada de decisão.

I As competências gerenciais desenvolvem-se por meio de experiência profissional e da educação formal. As competências importantes para o desempenho de tarefas gerenciais compõem categorias estanques entre si.

II Caracteriza-se como controle simultâneo de profissionais quando determinado órgão da administração direta brasileira decide promover concurso de provas e títulos para selecionar novos integrantes para determinado cargo.

III Caracteriza-se como programada a decisão de um gestor que acione, em caso de incêndio, o seguro contratado pela organização.

IV As habilidades conceituais são caracteristicamente mais exigidas dos integrantes do nível estratégico de uma organização, mas não são exclusivos destes, visto que os integrantes do nível operacional também devem possuí-las.

Estão certos apenas os itens

Alguns aspectos organizacionais, como a motivação e a liderança, são capazes de influir decisivamente no desempenho organizacional. Tendo em vista a dinâmica organizacional, julgue os itens a seguir. A filtragem das informações repassadas pelos subordinados a seus superiores, diferentemente da percepção seletiva, não constitui barreira para uma comunicação eficaz, pois permite que os que tomam as decisões utilizem apenas informações relevantes nas suas análises.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis