Questões sobre Decisão em Administração

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Listagem de Questões sobre Decisão em Administração

Com relação ao processo de tomada de decisão, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) As decisões podem ser de cunho estratégico, tático ou operacional, e são tomadas permanentemente no processo gerencial.

( ) O modelo mais aceito de processo decisório envolve a análise de todas as soluções possíveis para a escolha racional da melhor.

( ) Apesar do mito da racionalidade e da disponibilidade de informações, a maior parte das decisões carece desses elementos.

As afirmativas são, respectivamente,

A tomada de decisão é algo cotidiano nas organizações. Muito frequentemente, as decisões em uma organização são tomadas em acordo com o modelo racional, visando a maximização de um valor dentro de certos limites. O modelo de decisão racional é baseado em algumas premissas específicas. São premissas do modelo racional de tomada de decisão, EXCETO:

Uma das principais contribuições para as teorias da administração foi dada por Herbert Simon, sobre o processo de tomada de decisão nas organizações. Simon discute a ideia do homem administrativo que lida com a complexidade do mundo tentando reduzi-la a variáveis que podem ser controladas. Essa ideia leva em consideração os estudos da economia tradicional de maximização dos ganhos pela racionalidade. Para Simon, a racionalidade humana no processo de tomada de decisão é:

De acordo com Mintzberg, decisões estratégicas são aquelas que determinam a direção geral de um empreendimento e sua viabilidade final à luz das mudanças previsíveis, imprevisíveis e irreconhecíveis que podem ocorrer nos principais ambientes adjacentes. São determinações e resultados imediatos das decisões estratégicas, EXCETO:

A centralização ocorre quando, em uma organização, a maioria das decisões é tomada pelos ocupantes dos cargos no topo dessa organização, ou seja, pelos chefes. Dentre as assertivas abaixo, pode-se considerar como vantagens da centralização:

I. Facilita o controle de problemas complexos ou que podem ter consequências para toda organização.

II. Gera maior independência dos funcionários que trabalham nos escalões mais baixos, proporcionando também que a criatividade deles possa aflorar.

III. Com novas tecnologias de TI a cúpula da empresa pode ter informações cada vez mais rapidamente, podendo reter um controle maior sem perder a eficiência, a rapidez e a flexibilidade.

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