Questões sobre Abordagens da Administração da VUNESP

Administração - Abordagens da Administração - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2014 - Empresa Paulistana de Planejamento Metropolitano S.A - Emplasa - SP - Analista Administrativo

O conceito de learning organization foi desenvolvido por Chris Argyris e popularizado por Peter Senge na obra “A Quinta Disciplina”, na década de 1990, que passou a ser reconhecida como uma das bases teóricas no desenvolvimento do conceito. A quinta disciplina é a que integra as outras quatro, fundindo-as num conjunto coerente de teoria e prática, evitando que sejam vistas isoladamente. A quinta disciplina é
  • A. Aprendizagem em Grupo ou em Equipe.
  • B. Visão Compartilhada ou Compartilhamento de Informações.
  • C. Domínio Pessoal.
  • D. Modelos Mentais.
  • E. Pensamento ou Raciocínio Sistêmico.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

  • A.

    I – A; II – B; III – C.

  • B.

    I – B; II – C; III – A.

  • C.

    I – C; II – A; III – B.

  • D.

    I – A; II – C; III – B.

  • E.

    I – C; II – B; III – A.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Assinale a alternativa que preenche corretamente o espaço em branco da frase a seguir.

Quando se afirma que os decisores estabelecem quais os valores a serem maximizados e quais as alternativas que melhor poderão ser maximizadas, considerando o modelo racional, formalizado por H. Simon, entende-se que a seleção da alternativa a ser adotada é feita a partir de uma análise ______________ de cada alternativa e suas consequências.

  • A.

    abrangente e detalhada

  • B.

    abrangente e focada

  • C.

    focada e lenta

  • D.

    lenta e genérica

  • E.

    genérica e detalhada

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Há dois modelos de organização (tradicional e voltado para o conhecimento) que favorecem ou dificultam um processo adequado de gestão do conhecimento. Assinale, entre as alternativas a seguir, aquela que aborda corretamente o modelo voltado para o conhecimento.

  • A.

    É defensiva, trazendo acomodação por evitar o confronto e a verdade.

  • B.

    É ofensiva, trazendo impactos quando identificados os confrontos e a verdade.

  • C.

    É comunicativa e fechada, inspirando autenticidade e confiança.

  • D.

    É comunicativa e aberta, inspirando autenticidade e confiança.

  • E.

    Visa à verdade e é adotada por organizações que têm medo do diálogo.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão: