Questões sobre Abordagem Estruturalista da Administração

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Abordagem Estruturalista da Administração

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os seguintes itens, acerca da teoria da burocracia.

I A sociedade tradicional, na qual predominam características patriarcais e patrimonialistas, como a família, o clã, é vista como o tipo de sociedade mais adequado à construção de uma forma de organização burocrática.

II A burocracia, segundo Weber, precisa detalhar antecipadamente e com rigor como as coisas deverão ser executadas de modo a se conseguir a eficiência da organização. A burocracia, segundo esse teórico, é a organização eficiente por excelência.

III Consoante a teoria de Weber, a autoridade carismática, que se caracteriza pela racionalidade dos meios e dos objetivos, decorre do processo burocrático com sua superconformidade às rotinas e procedimentos.

IV A burocracia precisa garantir a continuidade, ao longo do tempo, independentemente das pessoas que compõem os cargos e as funções. O poder de cada pessoa é impessoal e deriva do cargo que ela ocupa pois o subordinado obedece ao superior, não em consideração à sua pessoa, mas ao cargo que este ocupa.

Estão certos apenas os itens

Em determinada instituição de ensino superior (IES), o coordenador do curso de direito, subordinado à diretoria acadêmica, que, por sua vez, subordina-se à diretoria geral, decidiu que o corpo docente deveria ser treinado quanto à utilização de um novo sistema informatizado de gestão acadêmica, cuja função era possibilitar aos alunos acesso online às notas, ao número de faltas, a assuntos e material relativo às aulas.

A partir da situação hipotética acima e com base na concepção estruturalista, assinale a opção correta.

José, especialista em organização, comparou duas empresas de fabricação de material hospitalar em Manaus e verificou que, na primeira, o planejamento era esporádico, usado em situação de crise, a organização apresentava uma estrutura burocrática, os incentivos eram sociais ou financeiros e o controle era realizado por meio do comando sobre as pessoas. Quanto à segunda empresa, observou que o planejamento era mutável em função do controle permanente, a organização era vista como instituição social, os incentivos eram sociais e financeiros simultaneamente e o controle era do tipo circular, representando uma atividade de caráter permanente. Tais características identificam as escolas a que se filiam as empresas, respectivamente, como:

A teoria estruturalista é uma (um)

"Segundo Weber, os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificadas, pelos tipos de autoridade:

I , pois essa sempre foi a maneira pela qual as coisas foram feitas;

II , por causa da influência da liderança do superior", ou

III , porque concordam com o conjunto de preceitos considerados legítimos e pelos quais derivam o comando".

A alternativa cujos termos preenchem corretamente as lacunas do texto é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis