Questões de Administração do ano 2015

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Listagem de Questões de Administração do ano 2015

Com relação à Teoria Geral de Sistemas (TGS), analise as afirmativas a seguir.

I. No modelo sociotécnico de Tavistok a organização é concebida como um sistema fechado com dois subsistemas.

II. A TGS contraria a ideia de organização como um sistema fechado, determinístico e protegido de influências externas.

III. Os sistemas fechados, no processo de entropia negativa, renovam as energias necessárias à sua sobrevivência.

Assinale:

A estratégia consiste

Em relação ao Conflito nas Organizações, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O conflito na visão das relações humanas é um processo natural nos grupos e organizações.

( ) Na visão interacionista, procura-se encorajar os dirigentes do grupo a manter constantemente um nível mínimo de conflito.

( ) A técnica de resolução de conflitos que se relaciona ao não enfrentamento diz respeito a minimizar as diferenças entre as partes conflitantes ao enfatizar seus interesses comuns.

( ) A utilização de mensagens ambíguas ou ameaçadoras para aumentar os níveis de conflito refere-se à técnica de estimulação de conflito denominada comunicação.

Assinale a sequência correta.

A perspectiva sociotécnica das organizações, desenvolvida a partir da Teoria dos Sistemas Abertos, representa um dos principais marcos na evolução do pensamento administrativo. Em uma de suas contribuições mais significativas, a perspectiva sociotécnica propõe que a organização pode ser entendida como um conjunto integrado de papéis que se superpõem e se interligam. Na organização, o indivíduo desempenha papéis, mantém expectativas quanto ao papel dos demais participantes e inter-relaciona-se com eles, num processo em que intervêm variáveis contextuais organizacionais, de personalidade e interpessoais. Dessa forma, o conceito de ser humano proposto pela perspectiva sociotécnica enfatiza, entre outros aspectos, os papéis e seus conflitos. Esse conceito marca uma evolução importante nas teorias de administração e é conhecido como:

O processo de comunicação nas organizações está sujeito a algumas barreiras que podem dificultar, ou mesmo impedir, que haja uma compreensão efetiva das mensagens veiculadas. Os três tipos de barreiras são:

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