Questões sobre Comunicação na Administração Pública

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Listagem de Questões sobre Comunicação na Administração Pública

#Questão 964367 - Administração Pública, Comunicação na Administração Pública, CESPE / CEBRASPE, 2022, Telebras, Técnico em Gestão de Telecomunicações - Assistente Administrativo

A respeito da redação de expedientes, julgue o item a seguir.

O documento conjunto circular é elaborado quando mais de um órgão envia, conjuntamente, o mesmo expediente para um único órgão receptor.

O Prefeito de determinado município solicitou a um de seus assessores que redigisse um documento, cujo envio tinha como remente uma autoridade do Congresso Nacional. Esclareceu, ainda, que o documento devia ter a forma de ofício e seguir todas as normas do Manual de Redação Oficial da Presidência da República (2018). No entanto, o assessor cometeu um erro na grafia de datas e local do documento. Assinale a alternativa que apresenta a INCORREÇÃO cometida pelo assessor.

Jorge acabou de ser contratado para trabalhar em uma Prefeitura Municipal. O chefe da repartição solicitou-lhe que redigisse dois documentos: o primeiro será enviado ao Presidente da República e o segundo será dirigido a um Deputado Federal. Conforme o Manual de Redação Oficial da Presidência da República (2018), os pronomes a serem utilizados no corpo do texto, tendo em vista as autoridades referidas, são, respectivamente: 

A redação oficial é elaborada sempre em nome do serviço público e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidadãos. Sendo assim, os assuntos objetos dos expedientes oficiais não devem ser tratados de outra forma que não a estritamente impessoal.

Com relação à correspondência oficial, analise as afirmativas:

I-A redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade de quem a elabora.
II-A concisão, a clareza, a objetividade e a formalidade de que nos valemos para elaborar os expedientes oficiais contribuem, ainda, para que seja alcançada a necessária impessoalidade.
III-O tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre da presença de impressões individuais de quem comunica, da impessoalidade de quem recebe a comunicação e do caráter pessoal do próprio assunto tratado.
IV-A impessoalidade decorre de princípio constitucional e seu significado remete a dois aspectos: o primeiro é a obrigatoriedade de que a administração pública proceda de modo a não privilegiar ou prejudicar ninguém, de que o seu norte seja, sempre, o interesse público, o segundo, a abstração da pessoalidade dos atos administrativos, pois, apesar da ação administrativa ser exercida por intermédio de seus servidores, é resultado tão-somente da vontade estatal.

Estão CORRETAS as afirmativas:

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