Questões de Administração Geral da IBFC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Administração Geral da IBFC

Avaliar o desempenho e? uma preocupação constante dos gestores nas organizações públicas ou privadas. Ha? diversas fórmulas usuais de avaliação, três delas clássicas: financeira, pelas unidades organizacionais (ou departamentos) e pelos procedimentos administrativos. A avaliação do desempenho de uma empresa, pelo seu aspecto financeiro, oferece vantagens e desvantagens. Assinale a alternativa correta quanto a vantagem oferecida.

A melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade e? uma exigência da norma NBRISO 9001. Através da inovação de seus processos, a organização pode estabelecer alguns saltos de melhoria contínua e atingir patamares mais elevados em menor espaço de tempo. Essas melhorias constituem um ciclo desenvolvido por Walter Shewhart em 1920 e aplicado por W. E. Deming, denominado de ciclo PDCA (Plan - Planejamento, Do - Fazer ou Executar, Check - Verificação e Act - Ação), muito usado nas organizações públicas e privadas para melhorar o desempenho dos processos. Para atingir a melhoria com a aplicação do ciclo do PDCA, algumas ferramentas de qualidade podem ser usadas. Assinale a alternativa que caracteriza corretamente a ferramenta Diagrama de Pareto.

A gestão de processos faz parte do cotidiano de organizações públicas e privadas, que tem o seu sistema de decisões baseados em dados quantitativos. A mensuração do resultado dos processos e? primordial, lembrando que aquilo que não pode ser medido não pode ser avaliado, então fica difícil decidir de forma correta as ações a serem implantadas ou implementadas num contexto organizacional. Neste sentido surgiram os indicadores de desempenho dos processos organizacionais com suas respectivas características. Diante do exposto, assinale a alternativa incorreta.

Segundo a norma NBRISO 9000 (ABNT, 2005), um processo e? definido como conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam entradas em saídas. Os processos têm como finalidade agregar valor para o cliente e devem ser feitos com qualidade. Considerando a estrutura da gestão por processos e seus respectivos tipos de benefícios, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Habilita a organização a ter um foco direcionado aos clientes, permitindo antecipar e controlar as mudanças. ( ) Auxilia a organização a gerenciar efetivamente seus inter-relacionamentos internos e externos. ( ) Cada funcionário assume a responsabilidade do processo por inteiro e não somente de sua atividade. ( ) Promove uma visão sistêmica das atividades e o fluxo de material é organizado e abundante.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 

Nas organizações públicas ou privadas é comum confundirem liderança com gestão. A liderança, está focada na capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance de objetivos (interesse nas pessoas), quanto à gestão está focada no alcance de objetivos por meio da elaboração de planos e da monitoração de seus resultados (direcionado às atividades). Assinale a alternativa que caracteriza o líder.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis