Questões de Direito Tributário da FGV da OAB

Pesquise questões da OAB nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Direito Tributário da FGV da OAB

#Questão 835128 - Direito Tributário, Tributos Municipais, FGV, 2017, OAB, Exame de Ordem Unificado - XXIV - Primeira Fase

Damião, proprietário de terrenos não utilizados, mantidos para fins de especulação imobiliária, é notificado pela autoridade pública municipal, uma vez que seu terreno está incluído no plano Diretor do Município XYZ, e a Lei Municipal nº 123 determinou a edificação compulsória e aplicação de IPTU progressivo no tempo.


Sobre as possíveis consequências que Damião pode sofrer, assinale a afirmativa correta.

#Questão 835135 - Direito Tributário, Conceito de Tributo e Espécies Tributárias, FGV, 2017, OAB, Exame de Ordem Unificado - XXIV - Primeira Fase

A pessoa jurídica A declarou débitos de Imposto sobre a Renda (IRPJ) que, no entanto, deixaram de ser quitados. Diante do inadimplemento da contribuinte, a União promoveu o protesto da Certidão de Dívida Ativa (CDA) decorrente da regular constituição definitiva do crédito tributário inadimplido.


Com base em tais informações, no que tange à possibilidade de questionamento por parte da contribuinte em relação ao protesto realizado pela União, assinale a afirmativa correta.

#Questão 835136 - Direito Tributário, Conceito de Tributo e Espécies Tributárias, FGV, 2017, OAB, Exame de Ordem Unificado - XXIV - Primeira Fase

O Município X, graças a uma lei municipal publicada no ano de 2014, concedeu isenção de IPTU aos proprietários de imóveis cujas áreas não ultrapassassem 70m².


João possui um imóvel nessa condição e procura seus serviços, como advogado(a), para saber se deve pagar a taxa de coleta de resíduos sólidos urbanos, instituída pelo município por meio de lei publicada em junho de 2017, a ser exigida a partir do exercício financeiro seguinte.


Diante desse quadro fático, assinale a afirmativa correta.

#Questão 835137 - Direito Tributário, Impostos Estaduais, FGV, 2017, OAB, Exame de Ordem Unificado - XXIV - Primeira Fase

O Estado A ajuizou execução fiscal em face da pessoa jurídica B, com o objetivo de cobrar crédito referente ao Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). Nesse sentido, requereu, em sua petição inicial, que, após a citação, fosse determinada a imediata indisponibilidade de bens e direitos da contribuinte.


Nesse caso, o juiz deve indeferir o pedido, porque a decretação da indisponibilidade de bens e direitos

#Questão 835138 - Direito Tributário, Obrigação Tributária, FGV, 2017, OAB, Exame de Ordem Unificado - XXIV - Primeira Fase

Considere que Luís é um andarilho civilmente capaz que não elegeu nenhum lugar como seu domicílio tributário, não tem domicílio civil, nem residência fixa, e não desempenha habitualmente atividades em endereço certo.


A partir da hipótese apresentada, de acordo com o Código Tributário Nacional e no silêncio de legislação específica, assinale a afirmativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis