Questões Concurso USP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso USP

#Questão 1015915 - Geografia, Desenvolvimento, FUVEST, 2022, USP, Professor - Geografia

Na sua obra Por uma Nova Geografia publicada em 1978, Milton Santos, no capítulo XVI (‘Estado e Espaço: o EstadoNação como unidade geográfica de estudo’), analisa a relação entre Estado e espaço discorrendo sobre o papel deste nos países subdesenvolvidos. Deve-se considerar, para melhor compreensão desta questão, o debate que se fazia naquele momento sobre a classificação dos países em desenvolvidos ou subdesenvolvidos. Nesta análise feita sobre o papel do Estado nos países subdesenvolvidos, assinale a alternativa correta.

Uma das possíveis expressões espaciais da Geografia Política do final do século XX e início do século XXI, no contexto da mundialização da economia, foi a formação de Blocos Econômicos Regionais ou Supranacionais. Refletindo sobre esse processo, afirma-se:


I- O mundo desse período buscava aglutinar países na busca de integrar mercados e reduzir tarifas.

II- O processo de mundialização da economia capitalista levou à segmentação do espaço econômico mundial.

III- Os Blocos Econômicos Regionais têm modalidades diferentes pois são resultado de diferentes acordos multilaterais.


A partir dessas afirmações, assinale a alternativa correta.

No livro Geografia do Brasil, OLIVEIRA (ROSS,2001:283) afirma que a consolidação do capitalismo monopolista mundializado mostrou, no final do século XX, sua dimensão multiterritorial e transterritorial. Avalie as afirmações com reflexões sobre esse processo e assinale a alternativa correta.
I-A empresa mundial surge no contexto da mundialização do sistema capitalista e no centro da produção material da existência humana.
II-A empresa mundial tem sua unidade empresarial na busca do lucro e sua diversidade produtiva territorialmente distribuídas em várias localidades mundiais.
III- A empresa mundial age em rede: estabelecem cadeias de cooperação e aliança com empresas nacionais que atuam em setores complementares à sua atividade. 

#Questão 1015918 - Geografia, População, FUVEST, 2022, USP, Professor - Geografia

Em 09 de fevereiro de 2020, a Folha de São Paulo publicou uma reportagem, intitulada “Envelhecimento do Brasil já compromete o crescimento”. Essa matéria foi feita com base em um estudo realizado pelo Ibre-Instituto Brasileiro de Economia/FGV, que traz um histórico de quase quatro décadas elaborado pelos pesquisadores Fernando Veloso, Silvia Matos e Paulo Peruchetti. Segundo a reportagem, os fatores que permitiram que a renda per capita do Brasil crescesse acima da produtividade por hora trabalhada desde os anos 1980 deixarão de contribuir para a melhoria do padrão de vida da população brasileira nos próximos anos. Um desses fatores, que se esgotou em 2018, é o bônus demográfico. Ainda segundo a reportagem, desde 2018, já estaríamos vivendo no chamado “ônus demográfico”, e essa situação se aprofundaria nos próximos 30 anos. Observe a seguir os gráficos e os dados do PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) e PNadC (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua).
Imagem associada para resolução da questão


Imagem associada para resolução da questão

Analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta:
(I) Refletindo sobre a situação brasileira diante do envelhecimento populacional e considerando os dois gráficos, é possível afirmar que, no Brasil, o bônus demográfico já terminou. A população em idade ativa (PIA) parou de crescer em ritmo mais veloz do que a população total. A solução agora é investir na automação das atividades e em uma agenda de reformas que deem mais dinamismo à economia e assim combater a informalidade.
(II) O Brasil não aproveitou as oportunidades com o bônus demográfico. No entanto, há uma projeção do aumento da PO em relação à PT. As políticas públicas devem estar mais voltadas para uma agenda educacional que prepare o trabalhador para as mudanças que estão ocorrendo no mercado de trabalho, de modo a reduzir a informalidade e que gere empregos de melhor qualidade
(III) Pela projeção (pós 2020), o Brasil voltará a ter ônus demográfico. O país deverá investir no aumento da produtividade apostando ainda mais na automação dos vários setores da economia. Com o aumento da automação e a diminuição da necessidade de mão-deobra, a competitividade dos produtos volta a crescer. 

Quanto à Caatinga, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa que contém apenas as sentenças corretas.
I-A caatinga propriamente dita é corresponde a uma mata seca que não perde suas folhas durante a estações do ano. Essa vegetação apresenta xeromorfia, que lhe permite perder menos água por meio da transpiração.
II-As caatingas podem ser ecologicamente classificadas em 05 tipos de caatinga: a caatinga seca não-arbórea, a caatinga seca arbórea, a caatinga arbustiva densa, a caatinga de relevo mais elevado e a caatinga do chapadão do Moxotó.
III-As matas que compõem a caatinga são muito ricas em espécies e se desenvolvem em solo fértil que pode ser arenoso ou pedregoso (tipo litossolos). A falta de água é constante em toda a região, em algumas áreas a precipitação pode chegar a 1500 mm anuais.
IV-A cobertura vegetal que compõe as caatingas forma uma diagonal que separa a floresta amazônica, a qual está a noroeste da mata atlântica, que está a leste. Atribui-se a pouca chuva e sua distribuição irregular aos fortes ventos alísios que não trazem umidade para essa área. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis