Questões Concurso USP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso USP

Observe a imagem a seguir:

Imagem associada para resolução da questão

Em relação a imagem apresentada, assinale a alternativa correta.

Observe a imagem a seguir:


Imagem associada para resolução da questão


Em relação à imagem apresentada, assinale a alternativa correta.

#Questão 1095873 - Química, Técnicas de Laboratório, FUVEST, 2025, USP, Especialista em Laboratório (Especialidade: Caracterização de Materiais)

A figura a seguir representa um diagrama de separação cromatográfica de uma amostra, contendo uma mistura dos compostos A e B, que foi adicionada em uma coluna empacotada. Durante a eluição, os componentes da mistura interagem de maneira diferente com a fase estacionária, resultando em tempos de retenção diferentes para cada substância. O gráfico (b) do esquema mostra o sinal do detector ao longo do tempo. 


Imagem associada para resolução da questão



Com base na figura e nos princípios da cromatografia, assinale a alternativa correta sobre a interação dos compostos com a fase estacionária e seus tempos de retenção.

#Questão 1095883 - Química, Química Orgânica, FUVEST, 2025, USP, Especialista em Laboratório (Especialidade: Caracterização de Materiais)

A espectroscopia FTIR é amplamente utilizada para a identificação de grupos funcionais e para compreender como diferentes interações químicas afetam as ligações moleculares. Por exemplo, a carbonila (C=O) é um dos grupos funcionais mais comuns e importantes na química orgânica, presente em compostos como cetonas, aldeídos, ácidos carboxílicos, ésteres e amidas. No entanto, modificações nos grupos substituintes próximos podem resultar na alteração da banda de absorção observada.
A acetona (propanona, CH₃COCH₃) é uma cetona simples, em que o grupo C=O absorve a ~1715 cm⁻¹, como mostrado no espectro FTIR a seguir:

Imagem associada para resolução da questão


A cloroacetona (CH₂ClCOCH₃), por sua vez, apresenta um átomo de cloro (-Cl) adicionado ao carbono adjacente à carbonila.
Com base nessas informações, como a introdução de um grupo eletronegativo próximo à carbonila afeta sua frequência de absorção?

#Questão 1095887 - Engenharia Química e Química Industrial, Termodinâmica e Equilíbrio de Fases, FUVEST, 2025, USP, Especialista em Laboratório (Especialidade: Caracterização de Materiais)

A Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC) é uma técnica amplamente utilizada na caracterização de polímeros, pois permite identificar diferentes eventos térmicos de uma amostra. Durante a análise de um polímero amorfo, ou parcialmente cristalino, eventos endotérmicos e exotérmicos podem ser observados, dependendo da estrutura molecular e do histórico térmico da amostra.
Ao analisar uma amostra de polímero por DSC, foi identificado um evento endotérmico caracterizado por uma alteração na linha de base, em aproximadamente 60 °C, conforme mostrado na figura a seguir.


Imagem associada para resolução da questão

Com base nessas informações, esse evento pode ser atribuído à: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis