Questões de Engenharia Química e Química Industrial da FUVEST

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Química e Química Industrial da FUVEST

#Questão 1095872 - Engenharia Química e Química Industrial, Técnicas de Laboratório e de Caracterização de Materiais, FUVEST, 2025, USP, Especialista em Laboratório (Especialidade: Caracterização de Materiais)

A detecção e quantificação de Compostos Orgânicos Voláteis (VOCs) é uma atividade de rotina em laboratórios que operam para o monitoramento ambiental e da qualidade de amostras de água. Muitos desses compostos são tóxicos e sua presença em ecossistemas tende a ser regulamentada por órgãos ambientais. Essa classe de compostos é formada por substâncias químicas que possuem alta pressão de vapor à temperatura ambiente e podem ser encontradas em diversas matrizes ambientais, incluindo amostras de água contaminadas por solventes industriais, combustíveis e outros poluentes orgânicos. Para identificar e quantificar com alta sensibilidade os VOCs presentes em amostras de água, qual das seguintes técnicas analíticas é a mais adequada, considerando a justificativa apresentada?

#Questão 1095874 - Engenharia Química e Química Industrial, Técnicas de Laboratório e de Caracterização de Materiais, FUVEST, 2025, USP, Especialista em Laboratório (Especialidade: Caracterização de Materiais)

Difratometria de raios X (DRX) é uma técnica amplamente utilizada para a caracterização estrutural de materiais sólidos. Dependendo do tipo de amostra e do objetivo da análise, podem ser empregados métodos distintos: i. difratometria de pó; ii. difratometria de monocristal. Considerando as especificidades de cada um dos métodos citados, assinale a alternativa correta.

#Questão 1095882 - Engenharia Química e Química Industrial, Técnicas de Laboratório e de Caracterização de Materiais, FUVEST, 2025, USP, Especialista em Laboratório (Especialidade: Caracterização de Materiais)

A determinação da área superficial específica de um material sólido é fundamental para caracterizar sua reatividade, adsorção e desempenho em diversas aplicações, como catálise, adsorção de poluentes, formulação de materiais porosos etc.
O método BET (Brunauer, Emmett e Teller) é uma das técnicas mais utilizadas para medir essa característica, baseando-se em ciclos de isoterma de adsorção-dessorção de gases inertes na superfície do material e aplicando um modelo matemático para estimar a área disponível para adsorção.
Com base nesse princípio, qual fenômeno fundamenta a determinação da área superficial pelo método BET?

#Questão 1095887 - Engenharia Química e Química Industrial, Termodinâmica e Equilíbrio de Fases, FUVEST, 2025, USP, Especialista em Laboratório (Especialidade: Caracterização de Materiais)

A Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC) é uma técnica amplamente utilizada na caracterização de polímeros, pois permite identificar diferentes eventos térmicos de uma amostra. Durante a análise de um polímero amorfo, ou parcialmente cristalino, eventos endotérmicos e exotérmicos podem ser observados, dependendo da estrutura molecular e do histórico térmico da amostra.
Ao analisar uma amostra de polímero por DSC, foi identificado um evento endotérmico caracterizado por uma alteração na linha de base, em aproximadamente 60 °C, conforme mostrado na figura a seguir.


Imagem associada para resolução da questão

Com base nessas informações, esse evento pode ser atribuído à: 

#Questão 1096237 - Engenharia Química e Química Industrial, Termodinâmica e Equilíbrio de Fases, FUVEST, 2025, USP, Especialista em Laboratório (Criomicroscopia Eletrônica Biológica)

Jacques Dubochet foi laureado com o prêmio Nobel de Química em 2017 por suas contribuições no desenvolvimento da técnica de vitrificação, que mais tarde se tornou fundamental na criopreservação de amostras biológicas com finalidade de determinação estrutural. Para montar o aparato de vitrificação, Dubochet utilizou um nebulizador, uma fenda metálica, uma pinça, um recipiente contendo líquido criogênico, água no estado líquido e um filme de carbono. O nebulizador foi empregado para pulverizar a solução aquosa através da fenda metálica. Em seguida, as microgotas que ultrapassavam a fenda eram depositadas sobre a superfície de um filme de carbono preso à pinça, sendo imediatamente submersas no recipiente criogênico por meio de um movimento pendular. O intervalo entre a deposição das gotas e o congelamento era determinado pela geometria do aparato.


A figura a seguir ilustra o protótipo desenvolvido por Dubochet.



Imagem associada para resolução da questão



Com base nos conhecimentos sobre a técnica de vitrificação, é correto afirmar:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis