Questões sobre Técnicas de Laboratório e de Caracterização de Materiais

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Técnicas de Laboratório e de Caracterização de Materiais

Em relação à técnica de voltametria, assinale a alternativa correta.

A cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC) é o tipo mais versátil e mais amplamente empregado de cromatografia por eluição. É bastante utilizada para separar e determinar espécies em grande variedade de materiais orgânicos, inorgânicos e biológicos. Observe as características a seguir:
I. Pode separar compostos não-voláteis e termicamente instáveis. II. Necessita uma pequena quantidade de amostra. III. Pode ser aplicado a íons inorgânicos. IV. Volatiliza a amostra para separá-la.
Estão corretas as afirmativas:

Na cromatografia gasosa, uma amostra a ser analisada é vaporizada e seus componentes são separados por consequência de sua partição entre a fase móvel gasosa e uma fase estacionária (líquida ou sólida). Diante do exposto, assinale a alternativa correta.

Sobre a espectrofotometria UV-vis, analise as afirmativas a seguir.
I. Quando a radiação eletromagnética incide sobre uma molécula, os elétrons da molécula são excitados para um estado de maior estado energia.
II. O estado de energia excitado de uma molécula só pode ser atingido se um fóton tiver energia suficiente para levar o elétron até o orbital vazio correspondente à energia desse fóton.
III. A presença de certas bandas de absorção de UV-vis é indicativo de grupos chamados cromóforos. Esses grupos devem possuir duplas ligações.
IV. São exemplos de cromóforos: alcenos e alcinos, anéis aromáticos, carbonilas e carboxilas, amida, amina, azo, nitro, nitrosos e nitrato.
Estão corretas as afirmativas:


O termo cromatografia é difícil de ser definido rigorosamente porque o nome tem sido aplicado a diversos sistemas e técnicas. Todos esses métodos, contudo, apresentam em comum o uso de uma fase estacionária e de uma fase móvel. A cromatografia gasosa é uma das técnicas mais empregadas em análises qualitativas e quantitativas. Sobre a cromatografia gasosa, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


( ) A cromatografia gás–líquido é baseada na partição do analito entre a fase móvel gasosa e uma fase líquida imobilizada na superfície de um material sólido inerte de recheio ou nas paredes de um tubo capilar.


( ) A fase móvel em cromatografia gasosa é denominada gás de arraste e deve ser quimicamente reativa com o analito de interesse.


( ) O sistema de configuração de colunas é composto por seringas calibradas empregadas para configurar o fluxo de gás de arraste e substâncias imóveis.


( ) Nas separações cromatográficas gasosas, dezenas de detectores podem ser empregados, mas o detector de ionização em chama (DIC) é o mais empregado em aplicações da cromatografia gasosa em geral.


Assinale a sequência correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis