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Múltipla Escolha
Nível de Escolaridade
Todos
Nível Superior
Nível Médio
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Listagem de Questões Concurso USP
#Questão 1020620
-
História
,
História do Brasil
,
FUVEST
,
2022
,
USP
, Professor - História
No excerto a seguir, o autor apresenta uma tese sobre a natureza sociopolítica do movimento de 1930 no Brasil. [...]
Os vitoriosos de 1930 compunham um quadro heterogêneo, tanto do ponto de vista social como político. Eles tinham se unido contra um mesmo adversário, com perspectivas diversas: os velhos oligarcas, representantes típicos da classe dominante de cada região do país, desejavam apenas maior atendimento à sua área e maior soma pessoal de poder, com um mínimo de transformações; os quadros civis mais jovens inclinavam-se a reformular o sistema político e se associaram aos tenentes, formando os chamados ‘tenentes civis’; o movimento tenentista - visto como uma ameaça pelas altas patentes das Forças Armadas - defendia a centralização do poder e a introdução de algumas reformas sociais; o Partido Democrático - porta voz da classe média tradicional - pretendia o controle do governo do Estado de São Paulo e a efetiva adoção dos princípios do Estado liberal, que aparentemente asseguraria seu predomínio.”
Boris Fausto. História do Brasil. 14ª Edição, São Paulo: Editora da
Universidade de São Paulo, 2013. p. 279.
Assinale a alternativa que apresenta a base social do movimento que levou Getúlio Vargas ao poder, segundo o autor.
A) Os trabalhadores rurais uniram-se aos operários urbanos e aos tenentes.
B) A classe trabalhadora apoiou o movimento tenentista e as classes médias rurais.
C) A burguesia industrial apoiou-se nos tenentes e nos trabalhadores urbanos.
D) As oligarquias regionais uniram-se aos grupos médios urbanos tradicionais e ao movimento tenentista.
E) Os grupos médios urbanos uniram-se aos grupos oligárquicos tradicionais.
Responder
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#Questão 1020621
-
História
,
História Geral
,
FUVEST
,
2022
,
USP
, Professor - História
O professor pode apresentar aos estudantes da escola básica temas e problemas historiográficos como forma de situá-los em relação à inclusão de novos sujeitos na pesquisa histórica acadêmica, e incentivar a “atitude historiadora” entre eles. O texto a seguir pode ser um recurso didático nesse sentido. "Essa Idade Média é resolutamente masculina. Pois todos os relatos que chegam até mim e me informam vêm dos homens, convencidos da superioridade do seu sexo. Só as vozes deles chegam até mim. No entanto, eu os ouço falar antes de seu desejo e, consequentemente, das mulheres. Eles têm medo delas e, para se tranquilizarem, eles a desprezam. Mas preciso me contentar com esse testemunho, deformado pela paixão, pelos preconceitos, pelas regras do amor cortês. Apresso-me a explorá-lo. Na verdade, eu gostaria de descobrir a parte oculta, a feminina. O que era mulher nessa época longínqua, eis o que, nesses textos, me esforço por descobrir.”
Georges Duby. Introdução. Idade Média, idade dos homens. Do amor e
outros ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
A questão historiográfica que inquietou o autor, e o princípio metodológico utilizado para responder a ela são, respectivamente:
A) as mulheres medievais eram ágrafas, não nos deixaram testemunhos escritos diretos até o século XV, o que implica a necessidade de utilização de outros documentos, como os registros oficiais, para recuperar dados específicos sobre elas.
B) as obras masculinas sobre as mulheres escritas no ambiente cortesão do século XII constroem uma imagem oposta àquelas das escritas pelos clérigos, o que significa que apenas a comparação entre as diferentes perspectivas pode revelar as verdadeiras mulheres.
C) a produção dos registros sobre as mulheres era feita pela elite laica antes do século X, que tinha uma visão utilitária da mulher como esposa e mãe, o que indica que só informam alguns aspectos da vida feminina.
D) os registros da vida feminina feitos pelas mulheres são abundantes desde o século VIII, e precisam ser estudados considerando o contexto e a região em que foram produzidos, comparados entre si, para que forneçam uma visão geral do universo feminino.
E) os homens da Igreja, que monopolizavam a cultura escrita até o século XII, menosprezavam as mulheres, e os documentos escritos por eles devem ser lidos como registros de imagens produzidas sobre elas.
Responder
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#Questão 1020622
-
História
,
História Geral
,
FUVEST
,
2022
,
USP
, Professor - História
Os livros didáticos apresentam a Idade Média como um período tradicionalmente situado entre os séculos V e XV, caracterizado sobretudo pelo predomínio da agricultura servil, da religião e da Igreja cristã, da aristocracia guerreira e feudal. Esse quadro geral pode ser um ponto de partida para o estudo de temas do período, mas é preciso problematizar as imagens fixadas por essa caracterização, que tornam homogêneas as relações humanas no tempo, e buscar observar com os estudantes a historicidade de diferentes aspectos da vida social. Os textos abaixo podem ser fontes significativas para essa problematização. Leia-os com atenção.
Fonte 1
“Deixai para lutar contra os infiéis os que outrora combatiam impiedosamente os fiéis, em guerras particulares... Deixai [ir] os que são ladrões, para se tornarem soldados. Deixai [viajar] aqueles que outrora se bateram contra seus irmãos e parentes, para lutarem contra os bárbaros... Deixai [participar do movimento] os que outrora foram mercenários [soldados que lutam em troca de pagamento], muito mal remunerados, para que recebam a recompensa eterna [...].”
Papa Urbano II, In: HUBERMAN, Leo. História da riqueza do homem.
São Paulo: Zahar, 1979. p. 28
Fonte 2
“O cristianismo, tal como era ensinado por Jesus e pelo Novo Testamento (o Evangelho), era uma religião pacífica. Entre os primeiros cristãos, muitos foram perseguidos pelos romanos porque não queriam ir à guerra. Mas, à medida que se tornavam cristãos, os bárbaros introduziram seus costumes guerreiros no cristianismo. Achava-se que a fé podia e até mesmo devia ser imposta, não pela missão ou pela predicação, mas pela força. Houve também o exemplo dos muçulmanos que conquistaram a Espanha no século IX, a quem o Alcorão ensinava, em certos versículos que, para converter, podia-se recorrer à guerra: era o princípio da “jhad” (“guerra santa”) militar. A Europa cristã também se converteu à guerra religiosa, a partir do século XI”.
LE GOFF, Jacques. A Idade Média: explicada aos meus filhos. Rio de
Janeiro: Agir, 2007. p. 86-87.
Sobre as evidências apresentadas pelos textos para a problematização histórica da guerra medieval, julgue as afirmações a seguir.
I - O autor da fonte primária exorta os líderes militares, anteriormente os únicos guerreiros, a integrar ao exército combatentes originários de diferentes grupos sociais no século XI;
II - A fonte secundária indica a permanência das mesmas motivações para a guerra ao longo do tempo, principalmente em diferentes culturas no século XI;
III - As fontes mostram que, no século XI, as motivações, os objetivos e a origem social dos combatentes mudaram o sentido da guerra;
IV - A fonte secundária indica a introdução de costumes diversos como fator de mudança na natureza social e cultural da guerra.
Estão corretas as afirmações que indicam evidências para a problematização histórica da guerra: (A) (B) (C) II e III, apenas. (D) II, III e IV, apenas. (E) II e IV, apenas.
A)
I, III e IV,
apenas.
B)
I e II, apenas.
C) II e III, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
E) II e IV, apenas.
Responder
Comentários na Questão
#Questão 1020623
-
História
,
História Geral
,
FUVEST
,
2022
,
USP
, Professor - História
As fontes seguintes referem-se ao tema da guerra na Antiguidade Clássica. O professor pode utilizá-las para o estudo do tema e, simultaneamente, possibilitar ao estudante desenvolver habilidades de leitura e comparação entre fontes históricas. Leia-as e, em seguida, faça o que se pede.
Fonte 1
“[...] Assim falou Péricles. Os atenienses, considerando que ele os estava aconselhando da melhor maneira, votaram como ele pediu e responderam aos lacedemônios de conformidade com sua sugestão quanto aos detalhes, tais como ele os apresentou, e afirmando, quanto ao conjunto, que nada fariam sob compulsão; de acordo com o tratado, estavam prontos a resolver todas as pendências mediante a arbitragem, em base justas e em termos de igualdade. Em seguida, os membros da missão regressaram à sua terra e nenhuma outra foi enviada posteriormente.”
Adaptado de: Tucídides. História da Guerra do Peloponeso – I; 139-146.
Fonte 2
“[...] Quando seus navios foram armados, os jônios apresentaram-se acompanhados pelos eólios que vivem em Lesbos. O total de todas as esquadras atingia 353 embarcações. Tal era a frota dos jônios. Do lado dos bárbaros o número de navios era de 600. Quando sua frota chegou às costas milésias e todo seu exército de terra estava ali, os generais persas informados do número de navios jônios temeram ser incapazes de vencer e tomar Mileto, já que não dominavam o mar – o que lhes fazia correr o risco de fracassar, atraindo sobre eles a cólera de Dario. Estas considerações levaram-nos a convocar os tiranos da Jônia que Aristágoras de Mileto expulsara do poder, e que se haviam refugiado no país dos medos. Eles então faziam parte do exército que atacava Mileto.”
Adaptado de Heródoto. Histórias. – VI; 6-12,14,15 18-20.
Fonte 3
“Eu canto as armas e aquele herói que, Banido pelo destino, Foi o primeiro que veio de Tróia À Itália e às margens do Lavínio. Esse herói foi bastante sacudido Em terra e no alto mar Pela força dos deuses do céu, Por causa do ressentimento da cruel Juno; E sofreu muito com a guerra Até que fundou uma cidade E introduziu seus deuses no Lácio, Donde saíram a raça latina E as muralhas da altiva Roma.”
Adaptado de: Virgílio – Eneida, Livro I
As fontes 1 e 2 foram produzidas no século V a. C., e a fonte 3 no século I. Considerando essas informações e aquelas como a identificação dos autores e os títulos de cada obra, assinale a alternativa que apresenta corretamente o contexto amplo no qual cada uma foi produzida.
A) As fontes 1, 2 e 3 foram escritas por gregos que viveram no período da decadência do poderio das cidadesestados, no contexto da expansão romana sob o domínio de Augusto.
B) As fontes 1 e 2 foram produzidas durante o século V a.C., considerado o apogeu da civilização grega, e a Fonte 3 foi escrita no contexto do século de Augusto em Roma (séc. I).
C) As fontes 1 e 2 foram criadas no contexto da expansão romana sobre a civilização grega, e a Fonte 3 é uma obra romana produzida no período da decadência do império.
D) As fontes 2 e 3 foram escritas por romanos no contexto da expansão de Roma sobre a civilização grega, e a Fonte 1 é uma obra grega produzida no íncio do império de Augusto.
E) As fontes 1 e 3 foram criadas por romanos no período da decadência das cidades-estados gregas, e a fonte 2 foi produzida por gregos no contexto da expansão romana comandada pelo imperador Otávio Augusto.
Responder
Comentários na Questão
#Questão 1020624
-
História
,
História Geral
,
FUVEST
,
2022
,
USP
, Professor - História
Leia o texto e julgue as asserções a seguir.
"O imperialismo é filho da industrialização. Nos países ricos, onde o capital abunda e se acumula rápido, onde a indústria se expande de modo constante, ( ... ), onde a agricultura inclusive deve mecanizar-se para sobreviver, as exportações constituem um fator essencial para a prosperidade pública e as oportunidades para o capital e a demanda de mão-deobra refletem a magnitude do mercado externo."
Jules Ferry, Primeiro-Ministro da Franga na década de 1880. Citado por CLOUGH, S. B. e MOODIE, C. G., História Econômica de Europa, Editorial Paidos, pag. 167.. In: AQUINO, R. S. L. de. História das sociedades: das sociedades modernas às sociedades atuais.
I. A expansão de mercados em regiões da Ásia passou, necessariamente, pela superação de barreiras aduaneiras locais; na Índia, esse processo foi marcado pela Revolta dos Sipaios de 1857, quando, sob a liderança sultão Bahadur Shahsendo, soldados indianos ao serviço da Companhia Britânica das Índias Orientais conseguiram suprimir os grupos monopolísticos franceses e chineses que controlavam, sob forte inspiração mercantilista, o comércio local.
II. Diferentemente do colonialismo dos séculos XV ao XVIII, que dependia menos de intercâmbio de matériasprimas e manufaturados entre o Novo e Velho Mundo do que da circulação de moedas, o imperialismo dos séculos XIX e XX orientava-se sobretudo pela busca de mercados consumidores por onde pudessem escoar os produtos industrializados das potências europeias.
III. Processo puramente econômico, sinalizador do processo de acentuada financeirização das economias globais, as incursões dos países europeus na África, Ásia e América Latina prescindiram de justificativas civilizatórias e filantrópicas que, em outros contextos, como o do tráfico atlântico de escravos, forneceram o aporte ideológico para a legitimação da ação europeia.
IV. A abertura do Japão ao imperialismo ocidental foi realizada pelos Estados Unidos, quando, em 1854, uma esquadra comandada por Matthew Perry obrigou o Xogum a conceder aos norte-americanos o direito de comerciar através de portos de Shimada e de Hakodate.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A) II.
B) I, II e III.
C) II, IV.
D) II, II e IV.
E) IV.
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