Questões Concurso UFV-MG

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso UFV-MG

#Questão 1118250 - Pedagogia, Políticas Educacionais, UFV, 2025, UFV-MG, Técnico em Assuntos Educacionais

Considerando a análise realizada por Oliveira e Rothen (2024) sobre os vinte anos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) no Brasil, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas a seguir que discorrem sobre a trajetória do modelo de avaliação da educação superior adotado no país:

( ) O PARU (Programa de Avaliação da Reforma Universitária) foi importante para sinalizar a necessidade do sistema superior de ensino ser avaliado, considerando tanto as instituições públicas quanto as privadas.
( ) O PAIUB (Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras) foi resultado dos trabalhos desenvolvidos no âmbito da Comissão Nacional de Avaliação, na Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), em 1998, durante o Governo Fernando Henrique Cardoso.
( ) O Provão (Exame Nacional de Cursos) foi bem recebido pela comunidade acadêmica das instituições de educação superior públicas, em substituição ao PAIUB, por ser um modelo mais democrático, inclusivo e que respeitava a autonomia universitária.
( ) A avaliação da educação superior não tinha tanta centralidade durante o primeiro Governo Lula (2002 a 2005) como no governo que o precedeu, porque concorria com outras preocupações da agenda governamental como, por exemplo, a expansão da Rede Federal de ensino, por meio do REUNI.
( ) O SINAES, durante a gestão do ministro da educação Cristovam Buarque, foi elaborado por uma Comissão Especial de Avaliação (CEA) composta majoritariamente por acadêmicos vinculados a universidades públicas.

Assinale a sequência CORRETA: 

#Questão 1118251 - Pedagogia, Legislação da Educação, UFV, 2025, UFV-MG, Técnico em Assuntos Educacionais

De acordo com os dados divulgados pelo INEP acerca do Censo da Educação Superior de 2022, identificaram-se alguns desafios para acelerar o ritmo e orientar a direção da expansão da educação superior, a fim de cumprir o que está previsto no Plano Nacional de Educação (PNE - Lei nº 13.005/2014) para esse nível. Considerando a meta 12 do PNE, apresentada abaixo, analise as afirmações a seguir:

“META 12: elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% (cinquenta por cento) e a taxa líquida para 33% (trinta e três por cento) da população de 18 (dezoito) a 24 (vinte e quatro) anos, assegurada a qualidade da oferta e expansão para, pelo menos, 40% (quarenta por cento) das novas matrículas, no segmento público.” (PNE)

I. Os dados indicam que 43,4% da população nesta faixa etária não frequenta o ensino médio, mas já o concluiu, sendo, portanto, potenciais ingressantes na educação superior.
II. A meta de atingir a taxa líquida de 33% da população da faixa etária foi atingida, mas é preciso ampliar a taxa bruta de matrículas para atender o PNE.
III. Enquanto os estados do Norte e do Nordeste apresentam um número expressivo de concluintes do ensino médio composto pela cor/raça de pretos, pardos e indígenas, as regiões Sul e Sudeste apresentam percentuais mais baixos deste público, sendo esse um indicador importante quando relacionado à Lei nº 14.723/23 (Lei de Cotas).
IV. Os dados demonstram um problema de trajetória dos estudantes da educação básica, visto que cerca da metade dos concluintes do ensino médio tem idade superior à recomendada.
V. A grande maioria dos jovens que concluem o ensino médio estuda em escolas da zona urbana e na modalidade de ensino regular, sendo que a população feminina é maior que a masculina na finalização desta etapa de ensino.

Está CORRETO o que se afirma apenas em:

#Questão 1118252 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, UFV, 2025, UFV-MG, Técnico em Assuntos Educacionais

Diversos trabalhos têm sido publicados no Brasil e no exterior, demonstrando que o processo de expansão da educação superior trouxe consigo transformações que impactam na forma de pensar, de desenvolver e de lidar com a nova realidade e com estudantes considerados não-tradicionais, “abarcando a organização e funcionamento das instituições, a estrutura curricular dos cursos, as metodologias de ensino e aprendizagem” (Osti, Fior, Canal e Almeida, 2023). As obras destes autores e de Cunha e Ribeiro (2020) tratam dos desafios que atravessam esses contextos emergentes e impactam na permanência de estudantes não-tradicionais. Um dos desafios para as instituições de educação superior é promover um processo de formação continuada de seu quadro docente, considerando também o perfil profissional desses sujeitos e suas práticas.

A partir das análises realizadas pelos autores citados, analise as assertivas abaixo, atribuindo V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):

( ) Para formar um novo perfil profissional com competências cognitivas, técnicas, políticas e socioafetivas é preciso uma mudança paradigmática dos docentes, distanciada de uma perspectiva centrada no acúmulo de teorias e em uma concepção restrita essencialmente cognitivista, tecnicista, relacionada à teoria e à técnica.
( ) A formação pedagógica dos professores pode ser uma variável importante na permanência ou evasão dos estudantes, mas não precisa ser uma preocupação e ter um cuidado institucional porque as práticas de tutoria, acolhimento e mentoria são suficientes para sanar as falhas a nível pedagógico e favorecer a vinculação no curso pelos estudantes do 1º ano. ( ) A adaptação de currículos e práticas de ensino às especificidades dos estudantes, tornando-os mais flexíveis e inclusivos, deve fazer parte da formação contínua de professores, de forma a torná-los capazes de atualizar e inovar os saberes e as práticas pedagógicas de acordo com as demandas dos públicos não tradicionais.
( ) Na transição e adaptação dos estudantes do ensino médio para o ensino superior, há uma maior exigência em relação a uma autorregulação da aprendizagem, o que é atenuado pelo fato de os professores serem mais próximos ou estarem mais disponíveis para escutarem os estudantes nas suas demandas.
( ) Um dos problemas apontados com relativa frequência nos relatos dos professores a propósito dos índices de insucesso nas suas disciplinas prende-se com a falta de bases, de métodos de estudo e de trabalho dos estudantes, contudo pouco esforço dos docentes é dirigido à orientação dos mesmos estudantes na superação de tais lacunas.
( ) É relevante que os professores, especialmente do 1º ano, possam estar preparados para escutar de forma atenta e cuidadosa as necessidades dos estudantes não-tradicionais ingressantes para identificarem precocemente particularidades de adaptação e transição, mas não cabe a esses profissionais o encaminhamento dos alunos para serviços e respostas disponibilizadas institucionalmente.

Assinale a sequência CORRETA:

A INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 5, DE 26 DE MAIO DE 2017, que dispõe sobre as regras e diretrizes do procedimento de contratação de serviços sob o regime de execução indireta no âmbito da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional, estabelece em seu Art. 20: “O Planejamento da Contratação, para cada serviço a ser contratado, consistirá nas seguintes etapas”. 

Considere as etapas do planejamento da contratação abaixo, atribuindo V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
( ) Formalização de Demanda ( ) Gerenciamento de Riscos ( ) Estudos Preliminares ( ) Elaboração de Edital ( ) Termo de Referência ou Projeto Básico

Assinale a sequência CORRETA:

Considere o DECRETO 10.024, DE 20 DE SETEMBRO DE 2019, que regulamenta a licitação, na modalidade pregão, na forma eletrônica, para a aquisição de bens e a contratação de serviços comuns.

NÃO é um artigo estabelecido pelo Decreto 10.024/2019:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis