Questões Concurso UFV-MG

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso UFV-MG

Com base no Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal de Viçosa (PDI/UFV) 2024- 2029, com relação aos estágios e às atividades complementares realizadas por discentes dos cursos de graduação, considere as afirmativas a seguir, atribuindo V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):

( ) A Pró-Reitoria de Ensino é responsável pelo planejamento, pela coordenação e pelo registro das atividades inerentes aos estágios dos cursos de licenciatura e bacharelado. Os estágios são realizados mediante celebração de termo de compromisso entre o estudante, a parte concedente do estágio e a UFV.
( ) As atividades de estágios na UFV são coordenadas pela Pró-Reitoria de Ensino, quando se trata dos cursos de licenciatura, e pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, no que se refere aos demais cursos de graduação.
( ) Na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC), no Campus Viçosa, no Serviço de Estágio, e nas Diretorias de Extensão e Cultura em Florestal e Rio Paranaíba, são feitos os registros da participação dos estudantes em estágios obrigatórios e não obrigatórios, internos, externos e internacionais.
( ) Embora a UFV reconheça que as Atividades Complementares possibilitam aos discentes o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao exercício profissional, essas, por sua vez, não são reconhecidas como componentes curriculares nos cursos de graduação.
( ) São exemplos de atividades complementares: participações em projetos de pesquisa, monitoria, iniciação científica, projetos de extensão, módulos temáticos, seminários, simpósios, congressos, conferências, além de disciplinas oferecidas por outras instituições de ensino ou de regulamentação e supervisão do exercício profissional.

Assinale a sequência CORRETA::

“Democratizar e garantir as condições de permanência de estudantes na educação pública federal; minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais na permanência de estudantes nos cursos da educação pública federal e na conclusão desses cursos, estimular as iniciativas de formação, extensão e pesquisa específicas para a área de assistência estudantil” são objetivos do(a)(s): 

#Questão 1118237 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, UFV, 2025, UFV-MG, Técnico em Assuntos Educacionais

Conforme os estudos de Lage e Lunardelli (2023) sobre a educação inclusiva, analise as assertivas a seguir:

I. As escolas especializadas e os prédios especiais traduzem uma diferenciação que, muitas vezes, faz com que as pessoas com deficiências se percebam como pessoas necessitadas de ajuda.
II. O reconhecimento das pessoas com necessidades especiais vem se consolidando cada vez mais nas políticas inclusivas, tendo em vista que os deficientes são incapazes de reivindicar os seus direitos.
III. O uso de termos como “pessoas especiais” ou “pessoas com necessidades especiais” fomenta a ideia de que pessoa com deficiência é frágil, precisa de ajuda ou é uma coitada ou tadinha.
IV. Ressalta-se a importância de escolas especiais, bem como classes especiais para assegurar o atendimento educacional especializado com a devida qualidade aos educandos deficientes.

Está CORRETO o que se afirma apenas em:

Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/96) e na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015), analise as afirmativas abaixo:

I. Disponibilizar recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva adequados, previamente solicitados e escolhidos pelo candidato com deficiência, deve ser uma medida adotada nos processos seletivos para ingresso e permanência nos cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior públicas e privadas.
II. O atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, deve ser obrigatoriamente realizado na rede regular de ensino.
III. O atendimento educacional especializado aos educandos com deficiência será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas das instituições, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular.

Está INCORRETO o que se afirma apenas em:

A Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais pela pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. O Art. 28 desta lei aborda as incumbências do poder público. Assim, com base nos incisos deste Artigo, considerando as afirmativas abaixo, atribua V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):

Incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar:


( ) o sistema educacional inclusivo obrigatório, preferencialmente na educação básica, garantindo a ampliação para o ensino superior, bem como o aprendizado ao longo de toda a vida.
( ) as pesquisas voltadas para o desenvolvimento de novos métodos e técnicas pedagógicas, de materiais didáticos, de equipamentos e de recursos de tecnologia assistiva.
( ) a adoção de práticas pedagógicas inclusivas pelos programas de formação inicial e continuada de professores e oferta de formação continuada para o atendimento educacional especializado.
( ) a inclusão em conteúdos curriculares obrigatórios, exclusivamente nos cursos de licenciatura, de temas relacionados à pessoa com deficiência, nos respectivos campos de conhecimento.
( ) o acesso à educação superior e à educação profissional e tecnológica em igualdade de oportunidades e condições com as demais pessoas.

Assinale a sequência CORRETA: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis