Questões Concurso UFPR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso UFPR

#Questão 1037429 - Medicina, Neurologia, NC-UFPR, 2022, UFPR, 2022 - UFPR - Médico Clínico Geral

Paciente de 54 anos diagnosticado recentemente com infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), ainda sem iniciar tratamento antirretroviral, apresenta nos exames laboratoriais iniciais contagem de linfócitos CD4 + menor que 100 células/mm3. Na avaliação, apresenta cefaleia que não cede a analgesia, diminuição da acuidade visual, febre aferida e períodos de confusão mental, intercalados com sonolência. Sintomas iniciaram há 1 semana. No exame físico, pápulas umbilicadas semelhantes a lesão cutânea de molusco contagioso. A principal hipótese diagnóstica é: 

#Questão 1037433 - Medicina, Neurologia, NC-UFPR, 2022, UFPR, 2022 - UFPR - Médico Clínico Geral

O sono é uma mudança reversível do estado de consciência, com diminuição da interação com o meio ambiente e atonia muscular. Sobre arquitetura normal e distúrbios do sono, assinale a alternativa correta.  

#Questão 1037434 - Medicina, Envenenamentos e Acidentes, NC-UFPR, 2022, UFPR, 2022 - UFPR - Médico Clínico Geral

A síndrome de abstinência alcoólica é o conjunto de sinais e sintomas específicos causados pela suspensão abrupta do consumo de álcool em usuários crônicos. Faz(em) parte dos sintomas que levam à hipótese diagnóstica dessa síndrome, EXCETO: 

#Questão 1037430 - Medicina, Neurologia, NC-UFPR, 2022, UFPR, 2022 - UFPR - Médico Clínico Geral

Considere o seguinte quadro clínico:


Paciente de 63 anos, dislipidêmico, hipotireoideo, em uso de rivaroxabana 10 mg/dia por quadro de TVP, inicia subitamente com cefaleia associada a alodínia de escalpo, com redução de força em dimídio esquerdo, disdiadococinesia e dismetria à esquerda, sem alterações de pares cranianos ao exame físico. Apresenta ainda marcha descoordenada e Rommberg negativo. Dados vitais: pressão arterial: 176/75; frequência cardíaca: 96 bpm; saturação de O2 em ar ambiente de 97% e frequência respiratória de 18.


Sobre esse quadro, considere as seguintes afirmativas:


1. É imprescindível exame de imagem, sendo a tomografia computadorizada de crânio uma ótima opção para diferenciar a natureza do evento vascular.

2. Deve-se acionar serviço de trombólise imediatamente, podendo essa abordagem terapêutica ser usada até 6 horas após o ictus neurológico.

3. Deve-se corrigir hipoglicemias, buscar saturação O2 > 94% e, se necessário, iniciar vasodilatador endovenoso para buscar PA < 140/90 mmHg.

4. É importante, na abordagem inicial, classificar o acometimento neurológico de acordo com escalas padronizadas, sendo a mais utilizada a National Intitutes of Health Stroke Scale (NIHSS).


Assinale a alternativa correta.

#Questão 1037436 - Medicina, Gastroenterologia, NC-UFPR, 2022, UFPR, 2022 - UFPR - Médico Clínico Geral

Paciente de 76 anos iniciou há 10 dias com quadro de dor abdominal e constipação, intercalados com diarreia paroxística. Evoluiu nas últimas 48 horas com sonolência e febre aferida. Na admissão hospitalar, foi iniciada antibioticoterapia com cefitriaxona e metronidazol, e realizada expansão volêmica inicial, com necessidade de noradrenalina em baixas doses por hipotensão refratária. Na tomografia de abdome, há evidência de vários focos de diverticulite complicada com líquido livre organizado. Ao admitir essa paciente na UTI, 24 horas após, o plantonista solicita exames laboratoriais que evidenciam, além da leucocitose com desvio nuclear à esquerda e PCR elevada, aumento de lactato de 2,3 para 4,0 (comparando com o exame de admissão hospitalar). Ao exame físico, apesar de pressão arterial média > 70 mmHg, com a droga vasoativa, apresenta tempo de enchimento capilar alargado (> 3 segundos) e extremidades frias. Para melhora microperfusional e controle da sepse neste momento, qual é a conduta mais adequada?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis