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A tabela a seguir representa parte do quadro da análise de variância de um experimento aleatorizado em blocos. Nesse experimento, foram comparados k = 4 tratamentos, que foram aleatorizados em b = 5 blocos. O delineamento foi balanceado, de maneira que cada bloco continha quatro unidades experimentais, uma para cada tratamento sob estudo. 

Imagem associada para resolução da questão

Completando o quadro da análise de variância, é possível concluir, usando o teste F ao nível de significância de 5%, que:

(Considerar F3,12;5% = 3,49; F4,12;5% = 3,26)

Um experimento foi executado com o objetivo de comparar diferentes metodologias no ensino da língua inglesa para crianças. As metodologias sob estudo (tratamentos) são resultantes das combinações de dois componentes: abordagem didática (ativa ou passiva) e oferta das aulas (presencial ou remota). As crianças participantes foram divididas em cinco grupos de diferentes faixas etárias, e os tratamentos foram sorteados em cada grupo. Com base no exposto, o experimento executado é definido como:

Líderes estudantis de uma faculdade querem conduzir uma pesquisa para determinar a proporção de estudantes a favor de uma mudança no horário de aulas. Como é impossível entrevistar todos os 2000 estudantes em um tempo razoável, decide-se fazer uma amostragem aleatória simples dos estudantes. Assumindo que não há nenhuma informação a priori disponível para estimar a proporção e sem utilizar a informação do tamanho da população, o cálculo para determinar n, o número necessário de estudantes a serem entrevistados, a fim de estimar a proporção de favoráveis com um erro amostral de 0,05 e 95% de confiança, é:

Imagem associada para resolução da questão; em que z0,975 é o quantil (0,975)  da distribuição normal padrão.

A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:

1. Ao incluir a informação do tamanho da população (de 2000 estudantes) no cálculo de n, o número necessário de estudantes na amostra diminui.
2. Se, no cálculo de n, for utilizada a informação de uma pesquisa similar, conduzida há alguns anos, quando 60% dos estudantes eram favoráveis à mudança, então o número necessário de estudantes na amostra aumenta.
3. Supondo-se que o valor calculado de n foi considerado muito alto pelos líderes estudantis, para diminuir o valor de n, uma estratégia adequada seria diminuir o erro amostral para 0,02, mas manter o nível de confiança em 95%.
4. Os líderes estudantis também querem estimar a proporção de estudantes que se sentem representados adequadamente por seu centro acadêmico. Nesse contexto, o tamanho de amostra adequado para atingir ambos os objetivos da pesquisa deve ser igual ao daquele que determina selecionar um maior número de estudantes.

Assinale a alternativa correta.  

Considere a figura e os textos a seguir, abordando um tema da área clínico-cirúrgica:
Pressão intraocular de 243 indivíduos, divididos em cinco grupos:

Imagem associada para resolução da questão

A figura apresenta cinco gráficos do tipo box-plot, lado a lado. São dados de pressão intraocular (em mmHg) de uma amostra de 243 indivíduos, que foram divididos em cinco grupos, segundo a condição clínica do glaucoma.
(Fonte: Barbetta, P.A. Estatística Aplicada a Ciências Sociais. Editora da UFSC,1994.) 

Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. Se a doença não for tratada adequadamente, pode levar à cegueira. Ao descrever a figura, pode-se obter uma análise exploratória comparativa dos cinco grupos, com relação à pressão intraocular, conforme características identificáveis no box-plot: localização, dispersão e assimetria dos dados, bem como prováveis dados atípicos.
Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa correta.

Um estudo sobre a relação entre X: renda anual (em dólares) e Y: anos completos de estudo resultou em um coeficiente de correlação linear de Pearson entre X e Y, rXY = 0,907. Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa correta.

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