Questões Concurso UFMG

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Listagem de Questões Concurso UFMG

#Questão 1018303 - Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, UFMG, 2022, UFMG, 2022 - UFMG - Fonoaudiólogo

Em relação ao tratamento dos transtornos da linguagem infantil, o fonoaudiólogo pode decidir pela intervenção (tratamento) direta ou indireta. Analise as afirmativas abaixo relacionadas aos diferentes tipos de intervenção:
I. A intervenção indireta refere-se à orientação familiar, à escola e demais cuidadores da criança, podendo ser realizada associada à intervenção direta.
II. Na intervenção indireta, as estratégias terapêuticas são construídas pelo fonoaudiólogo em parceria com a família, destacando a competência dos familiares.
III. Na intervenção direta, o planejamento e execução das estratégias são conduzidos pelo fonoaudiólogo e focados nas habilidades e inabilidades da criança.
IV. São objetivos de ambos os tipos de intervenção colaborar com o desenvolvimento da criança em parceria com família, ampliar as oportunidades de comunicação da criança, identificar situações no dia a dia das famílias para propor atividades de linguagem contextualizadas.
Assinale a alternativa CORRETA.

#Questão 1018304 - Fonoaudiologia, Audiologia, UFMG, 2022, UFMG, 2022 - UFMG - Fonoaudiólogo

As disfonias são caracterizadas como alterações de qualidade, frequência ou intensidade da voz. A literatura da Fonoaudiologia, na área da voz, oferece dados importantes para auxiliar na seleção da melhor abordagem de tratamento, pelo menos em quadros específicos. Os autores da área reconhecem, em maior ou menor grau, que um tratamento vocal geralmente inclui orientação sobre saúde vocal, discussão sobre os aspectos emocionais na comunicação e treinamento vocal.
Considerando as alterações da voz do adulto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA.
I. No processo terapêutico das disfonias, o fonoaudiólogo procura atingir somente um objetivo terapêutico que é a obtenção de um padrão de produção vocal adequado,
PORQUE
II. os dados coletados na avaliação, referentes ao histórico da queixa, assim como a identificação de sintomas – fadiga vocal, dificuldade para emitir sons agudos e incoordenação fonoarticulatória - são essenciais para o diagnóstico fonoaudiológico. 

#Questão 1018305 - Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, UFMG, 2022, UFMG, 2022 - UFMG - Fonoaudiólogo

A afasia é um distúrbio de linguagem adquirido, decorrente de lesão no sistema nervoso central. O processo de avaliação das afasias inclui a coleta de dados, a organização dos achados e hipóteses sobre os déficits de linguagem. Em relação à conduta fonoaudiológica nas afasias, analise as afirmativas abaixo:
I. Favorecer o uso funcional da comunicação além de adequar os aspectos receptivos e expressivos da linguagem devem ser os objetivos do fonoaudiólogo ao propor uma intervenção fonoaudiológica.
II. A realização de atividades de leitura é preservada nas afasias, visto que as paralexias são manifestações específicas de distúrbio específico de leitura e não dos distúrbios adquiridos.
III. A inclusão social do sujeito com afasia não precisa ser considerada, visto que o impacto das mudanças causadas pela dificuldade de comunicação nem sempre são suficientes para afastar o sujeito do convívio social.
IV. A obtenção dos dados acerca dos aspectos preservados e comprometidos da linguagem do sujeito com lesão deve ser realizada por meio de observações diretas de situações de comunicação, possibilitando a precisão diagnóstica. Dados coletados de maneira indireta são considerados subjetivos e pouco contribuem para o processo terapêutico, visto que a confiabilidade dessas informações indiretas é questionável.

Assinale a alternativa CORRETA.

A Lei 11.091/2005 dispõe sobre a estruturação do plano de carreira dos cargos técnico-administrativos em educação no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação.
Assinale a alternativa CORRETA referente a esse plano de carreira e suas possibilidades de progressão.

De acordo com a Resolução 04/99 (Estatuto da UFMG), observe as afirmações:
I. Estabelecimento de ensino que possui sede e estrutura administrativa próprias, realiza atividades de pesquisa e extensão e oferece curso superior que resulta na concessão de diploma de Graduação.
II. Órgão de lotação de professores para objetivos comuns de ensino, pesquisa e extensão, sendo de sua responsabilidade a oferta de atividades acadêmicas curriculares.
III. Estabelecimento de ensino que possui sede e estrutura administrativa próprias, pode realizar atividades de pesquisa e extensão, mas não conduz à concessão de diploma de Graduação.
IV. Órgão de administração geral que supervisiona e controla a execução das atividades administrativas da Universidade, competindo-lhe, para esse fim, estabelecer as medidas regulamentares cabíveis.
Assinale a alternativa que expressa, CORRETA e respectivamente, a ordem referente às descrições anteriores.

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