Questões Concurso TRT 7ª

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso TRT 7ª

Aponte a construção em que os verbos estão mal conjugados e flexionados.

(Com base em matérias da Folha de S. Paulo, 23/11/2003)

Assinale a opção incorreta a respeito das estruturas lingüísticas do texto.

No texto abaixo foram introduzidos erros de grafia (alguns, inclusive, provocam inadequação vocabular) e de acentuação gráfica. Indique a opção correta.

Em 5 de novembro último, um aluno foi fragrado com um revolver calibre 32 na sala de aula de uma escola no Distrito Federal. Chama atenção a áurea de invisibilidade que envolve tais ocorrências. Alunos portando armas passam completamente desapercebidos por professores e colegas. A contraface da invisibilidade são as estatísticas policiais, as quais indicam o agravamento da violência escolar. É hora de enxergar o que está por tras delas e fazer com que o universo da cultura escolar e o da cultura jovem passem a interajir.

(Baseado em Miriam Abramovay, "Violência nas escolas", Correio Braziliense, 15/11/2003)

O texto contém:

As transformações sociais, políticas e culturais por que passa a sociedade burguês-capitalista, acompanhadas das crises e mudanças dos paradigmas dominantes nas ciências humanas e na filosofia das ciências, vêm produzindo, nas últimas décadas, profundos reflexos na teoria tradicional do Direito, configurando, permanentemente, seus limites e desfuncionalidades.

(Adaptado de Antonio C. Wolkmer, Introdução ao pensamento jurídico crítico, SP: Acadêmica, 1991, p.57)

O trecho acima foi transcrito com um erro. A correção está prescrita em qual opção?

- Assinale a opção que preenche as lacunas corretamente, de forma que o texto apresente coesão e coerência.

A primeira vaga da globalização, iniciada com ___1___formação dos Estados modernos na época das grandes navegações, demonstra, de modo eloqüente, ____2____dificuldade de se entregar, por inteiro, ___3__ um projeto de matiz mundial sem se deixar envolver, na totalidade, pela sua engrenagem, isto é, sem deixar de sofrer ___4___ conseqüências dela derivadas. ____5___que, no presente — ou mesmo num passado recente —, adotam uma postura de cega adesão ____6___ termos impostos pelas organizações financeiras internacionais, vêm pagando um preço extremamente alto por não concederem atenção ___7___ ensinamentos da história, e o Brasil não foge ___8___ regra.

(Adaptado de Fernando Magalhães, "A globalização e as lições da história")

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis