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Elaborada e aplicada após a Segunda Guerra Mundial, principalmente nos países anglófonos, a gestão de documentos mostrou-se um conceito importante para dar inteligibilidade ao grande volume de documentos e informações acumulado diariamente pelas organizações contemporâneas. Acerca desse conceito e de aspectos a ele relacionados, julgue os seguintes itens.

O conceito de records centers foi incorporado ao de gestão de documentos recentemente, mais especificamente na década de 1990.

Elaborada e aplicada após a Segunda Guerra Mundial, principalmente nos países anglófonos, a gestão de documentos mostrou-se um conceito importante para dar inteligibilidade ao grande volume de documentos e informações acumulado diariamente pelas organizações contemporâneas. Acerca desse conceito e de aspectos a ele relacionados, julgue os seguintes itens.

A gestão de documentos tem como objetivo a intervenção arquivística logo na primeira idade dos documentos, isto é, na fase de sua produção e tramitação nos serviços administrativos, com a finalidade de aplicar métodos de economia e eficácia.

Elaborada e aplicada após a Segunda Guerra Mundial, principalmente nos países anglófonos, a gestão de documentos mostrou-se um conceito importante para dar inteligibilidade ao grande volume de documentos e informações acumulado diariamente pelas organizações contemporâneas. Acerca desse conceito e de aspectos a ele relacionados, julgue os seguintes itens.

O papel histórico dos arquivos nacionais, cuja gênese identifica-se com uma atuação ativa de custódia de documentos de valor corrente, é um fator inibidor para a adoção das funções de gestão de documentos pelas instituições arquivísticas.

Elaborada e aplicada após a Segunda Guerra Mundial, principalmente nos países anglófonos, a gestão de documentos mostrou-se um conceito importante para dar inteligibilidade ao grande volume de documentos e informações acumulado diariamente pelas organizações contemporâneas. Acerca desse conceito e de aspectos a ele relacionados, julgue os seguintes itens.

Há, de acordo com a UNESCO, quatro níveis de aplicação de programas de gestão de documentos: o nível mínimo, o mínimo ampliado, o intermediário e o máximo. O nível intermediário complementa o nível mínimo, com a existência de um ou mais centros de arquivamento intermediário.

Diagnóstico da situação arquivística ou análise das necessidades é um método que permite estudar uma situação referente à informação arquivística em uma administração. A elaboração de soluções realistas requer um diagnóstico, que se elabora a partir do conhecimento dos arquivos e das pessoas que geram ou utilizam as informações. A busca de soluções adequadas às necessidades deve ser feita a partir da compreensão e delimitação dos problemas existentes e da cultura organizacional. A respeito do diagnóstico da situação arquivística, julgue os itens a seguir.

Na fase de diagnóstico, não é necessário, ainda, coletar informações sobre o funcionamento (funções, atividades e estrutura) da organização, o que pode ser feito no momento da elaboração do projeto de trabalho.

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