Questões Concurso TJDFT/DF

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso TJDFT/DF

Julgue os próximos itens, referentes a traumas oculares.

Para realizar uma sutura corneoescleral, deve-se primeiro fixar o músculo reto superior do olho perfurado com fio de tração, para uma melhor abordagem cirúrgica.

Julgue os próximos itens, referentes a traumas oculares.

Ferimentos perfurantes de córnea de até 2 mm, sem tecido uveal encarcerado em suas margens, podem ser tratados com oclusão, lente hidrofílica terapêutica e cola de tecidos (cianoacrilato).

Um paciente com 14 anos de idade, procurou atendimento odontológico após sofrer queda, queixando-se de dor na região ântero-superior, edema e sangramento no lábio superior, mobilidade dentária nos dentes incisivos superiores e fratura coronária dos dentes 21 e 22. No exame clínico, foi observado que havia ocorrido corte profundo do lábio superior na parte interna e que o sangramento era proveniente desse ferimento. A fratura do dente 21 era no terço médio, envolvendo os dois ângulos e mobilidade leve, sem sinais de deslocamento dentário. O dente 22 apresentou fratura do ângulo mesial, envolvendo esmalte e dentina, mas sem mobilidade. Os demais dentes não apresentaram sinais clínicos de fratura ou mobilidade. O exame radiográfico revelou que a fratura do dente 21 atingiu o terço médio da coroa e não havia imagem compatível com fratura radicular ou mesmo deslocamento da raiz. No dente 22, também não havia evidência de fratura radicular ou deslocamento. Entretanto, no dente 11, foi observada linha de fratura transversal na altura do terço médio, sem deslocamento de fragmentos.

 

Frente ao quadro acima descrito, julgue os itens que se seguem, acerca da conduta clínica a ser seguida.

No caso descrito e em outros semelhantes, a radiografia panorâmica pode ser usada como um primeiro exame, mas são necessárias outras radiografias complementares, como as periapicais e as oclusais, para pesquisa de traços de fraturas dentárias e(ou) alveolares.

               Paciente com 18 anos de idade necessita de tratamento

odontológico para correção de problema estético decorrente da

presença de diastemas na região dos incisivos laterais superiores.

O exame clínico e radiográfico revelou: retenção prolongada do

dente 53, sem reabsorção radicular na posição do dente 12 e

ausência do 12, dente 22 conóide, contorno gengival irregular na

região anterior, oclusão de classe I de Angle e caninos superiores

ocluindo entre caninos e laterais inferiores.

 

Considerando a conduta clínica a ser adotada no caso clínico

acima descrito, julgue os itens que se seguem.

Se a decisão for a remoção do 53, poderá ser providenciada uma prótese adesiva direta, que manterá a estética durante a execução de implante osteointegrado.

As doenças periodontais são um grupo de doenças infecciosas que afetam o periodonto de proteção e inserção dos dentes. Crianças e adolescentes são suscetíveis também às doenças periodontais agressivas. Acerca das doenças periodontais em crianças e adolescentes, julgue os itens que se seguem.

As evidências científicas recentes mostram que a periodontite agressiva está relacionada à presença de Actinobacillus naeslundi.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis