Questões Concurso TJ/RO

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Paula, funcionária de uma importante organização do setor judiciário, recebeu a incumbência de rever o planejamento de programas e atividades de formação e aperfeiçoamento de sua instituição. Como pedagoga, Paula sabia que os objetivos educacionais representam uma parte essencial de tais programas e atividades e decidiu organizar os cursos a partir da conhecida taxonomia de Bloom. Ela optou por começar com a taxonomia do domínio cognitivo, que tem como princípio organizador a complexidade dos processos intelectuais, e compõe-se de seis categorias ordenadas da menos para a mais complexa, da seguinte forma:

#Questão 664408 - Administração, Controle, FGV, 2015, TJ/RO, Analista Judiciário

A Lambda, uma tradicional fabricante de produtos de beleza, adota estratégia de liderança em custo no nível do negócio. A estratégia de produção visa a redução contínua dos custos, mas sem sacrifício da qualidade e do desempenho dos produtos. De forma alinhada, a estratégia de marketing destaca a tradição e confiabilidade dos produtos da empresa, associada ao preço acessível. Para fortalecer essa estratégia de negócios, a Lambda quer rever alguns de seus requisitos organizacionais. Para tal, em relação à estrutura organizacional e aos sistemas de controle gerencial, respectivamente, seria adequado implantar:

A montadora de automóveis Beta compra de um fornecedor peças para manutenção de maquinário por R$12,00 a unidade. A montadora estima que o consumo anual dessas peças é de 20.000 unidades. O custo para fazer o pedido ao fornecedor é de R$8,00 e o custo de posse do estoque é de R$2,00 por unidade ao ano. Nessas condições, o lote econômico de compra das peças de manutenção e o tempo entre os pedidos são, respectivamente:

Uma abordagem sistêmica do mundo corporativo permite compreender que a área de pedagogia empresarial e a área de comunicação estão intrinsecamente relacionadas. Um exemplo de elemento contextual que tem gerado importantes mudanças tanto na comunicação quanto na pedagogia empresarial é:

A perspectiva sociotécnica das organizações, desenvolvida a partir da Teoria dos Sistemas Abertos, representa um dos principais marcos na evolução do pensamento administrativo. Em uma de suas contribuições mais significativas, a perspectiva sociotécnica propõe que a organização pode ser entendida como um conjunto integrado de papéis que se superpõem e se interligam. Na organização, o indivíduo desempenha papéis, mantém expectativas quanto ao papel dos demais participantes e inter-relaciona-se com eles, num processo em que intervêm variáveis contextuais organizacionais, de personalidade e interpessoais. Dessa forma, o conceito de ser humano proposto pela perspectiva sociotécnica enfatiza, entre outros aspectos, os papéis e seus conflitos. Esse conceito marca uma evolução importante nas teorias de administração e é conhecido como:

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