Questões Concurso STN

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso STN

#Questão 407603 - Língua Portuguesa, Morfologia, ESAF, 2005, STN, Analista de Finanças e Controle AFC (Prova 1

As opções constituem, juntas, um texto seqüenciado. Assinale o segmento que foi transcrito com erro gramatical.

#Questão 407605 - Língua Portuguesa, Morfologia, ESAF, 2005, STN, Analista de Finanças e Controle AFC (Prova 1

Indique o parágrafo gramaticalmente correto, a constar de um ofício da Secretaria do Tesouro Nacional a um deputado federal.

#Questão 428633 - Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, ESAF, 2005, STN, Analista de Finanças e Controle AFC (Prova 1

Aponte a opção que identifica corretamente os fins e os meios a que se refere o autor do trecho abaixo, no cenário de futuro que ele antevê:

#Questão 428635 - Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, ESAF, 2005, STN, Analista de Finanças e Controle AFC (Prova 1

Em novembro do ano passado, a Revolta da Vacina fez cem anos. A obrigatoriedade da vacinação obrigatória antivariólica foi estabelecida por lei em 31 de outubro de 1904, e cercava o cidadão por todos os lados. Exigia atestado de vacinação para matrícula em escola, emprego, hospedagem, viagem, casamento, e previa multas para os recalcitrantes. A reação começara desde a aprovação do projeto. Oradores operários argumentavam que era grave ofensa à honra do chefe de família ter seu lar, em sua ausência, invadido por médicos, perante os quais sua mulher e filhas seriam obrigadas a se desvendarem para receberem a vacina no braço. Finda a resistência, a polícia varreu a área conflagrada, prendendo os suspeitos de sempre. O saldo final de vítimas foi de 30 mortos, 110 feridos e 945 presos.

Analisando essa revolta popular, José Murilo de Carvalho afirma que ela "é emblemática da dificuldade de relacionamento entre governo e povo no Brasil. Seu aspecto mais interessante é que não teve um lado errado e um lado certo, bons e maus."

 Assinale a opção que analisa a revolta da vacina com a mesma interpretação que lhe dá José Murilo de Carvalho.

#Questão 456183 - Língua Portuguesa, Crase, ESAF, 2005, STN, Analista de Finanças e Controle AFC (Prova 1

Assinale a opção que preenche de forma correta as lacunas do texto.

 João Paulo 2º, com a acuidade de sua inteligência e a abrangência e profundidade de sua vivência, cultura e saber, clamou com forte carisma, como verdadeiro herdeiro dos profetas bíblicos, ____1____ perenidade e atualidade dos valores que nos foram transmitidos pelo povo da Aliança e levados ___2____ perfeição por Jesus Cristo, que revelou a vocação _____3____ transcendência da humanidade, seu sentido maior e definitivo. O hedonismo e o utilitarismo induzem ____4______ relativização do respeito _____5____ vida humana, em especial ____6_______ dos mais frágeis e indefesos.

(Paulo Leão, "A fé não teme a razão", Folha de S. Paulo, 9/4/2005, com adaptações)

 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis