Questões Concurso SESPA/PA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SESPA/PA

O modelo cirúrgico-restaurador utilizado ao longo do tempo na clínica odontológica demonstrou sua incapacidade de resolver os problemas de saúde bucal da população. A odontologia atual exige profissionais com capacitação não apenas técnica, mas com conhecimentos científicos que permitam uma abordagem mais ampla das doenças que afetam a cavidade bucal e das repercussões na cavidade bucal das doenças sistêmicas. A respeito desse assunto, julgue os seguintes itens.

A conduta para pacientes em atividade de cárie envolve o uso de flúor como agente terapêutico, adoção de medidas educacionais para o paciente relativas ao autocuidado e dieta, além de um controle profissional.

Com a progressiva perda de conteúdo do trabalho, que se torna cada vez mais abstrato devido à crescente incorporação de ciência e tecnologia ao processo produtivo, a demanda por formação intelectual passa a ser requerida para o conjunto dos postos transformados pela reestruturação produtiva. Ao mesmo tempo, as mudanças ocorridas no mundo do trabalho passam a exigir uma nova relação com o conhecimento para que se possa viver em sociedade, o que, para a grande maioria da população, só pode ocorrer por meio da escola. Evidencia-se, assim, a necessidade de apropriação, pelos que vivem do trabalho, de conhecimentos científicos, tecnológicos e sócio-históricos, com particular destaque para as formas de comunicação e de organização e gestão dos processos sociais e produtivos.

Tomando por base o texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Pode-se afirmar que, frente às marcantes transformações da ciência e da tecnologia, o trabalho requer nível de especialização no processo de formação profissional.

João, com 35 anos de idade, solteiro, chegou para o atendimento trazido pela mãe. Ele abandonou a escola na 8.ª série, nunca teve muitos amigos, ficou esquisito e pelos cantos, falando sozinho, como se tivesse alguém ao seu lado ou alguém que o ameaçasse. A mãe também conta que já o internou várias vezes por períodos de mais ou menos um mês cada internação e que se sente cansada, mas carrega a cruz que Deus lhe deu, porque é mãe. Os irmãos de João são casados, cuidam da própria vida e não se importam mais com a situação dele. Ele toma medicação, mas, no último mês, não foi possível comparecer às consultas por dificuldades financeiras, e ficou sem tomar o remédio. No momento da entrevista, emagrecido e com aparência descuidada (segundo a mãe, ele não toma banho há três dias), João fica andando de um lado para outro, murmurando frases desconexas.

A partir da situação hipotética descrita acima, julgue os itens a seguir.

No início da entrevista, não é necessário que o assistente social esclareça a mãe de João sobre os objetivos e a amplitude de sua atuação profissional, porque ela é usuária assídua dos serviços de saúde.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis