Questões Concurso SEEC-RN

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SEEC-RN

Os onas, povo indígena que vivia no extremo sul da América do Sul e na ilha chamada Terra do Fogo, costumavam fazer incursões na Antártida, conforme indicam vários registros. Como eles viviam em uma área pertencente aos territórios do Chile e da Argentina, esses países reivindicaram o controle territorial da Antártida, utilizando como argumento o princípio da precedência de ocupação.
RIBEIRO, W. A ordem ambiental internacional. São Paulo; Contexto, 20025. p.56

Sobre o pleito em questão, julgue os itens a seguir.

I. A existência de acordos geopolíticos anteriormente estabelecidos inviabilizaram o reconhecimento da soberania dos povos requerentes.
II. O requisito da proximidade geográfica excluía as duas grandes potências do mundo bipolar, que buscavam ampliar suas áreas de influência.
III. A evocação do Princípio da Segurança, para evitar ocupações territoriais, pode trazer consequências catastróficas para a dinâmica natural da Terra.

Está correto o que se afirma em

#Questão 1132380 - Física, Eletricidade, FGV, 2025, SEEC-RN, Professor de Física

Três pequenas esferas A, B e C, todas carregadas com a mesma carga q são abandonadas sobre uma superfície horizontal, alinhadas, nas posições indicadas na figura a seguir.
Imagem associada para resolução da questão
Seja K a constante eletrostática.
Tendo-se em conta as distâncias indicadas na figura, o módulo da resultante das forças de origem elétrica que atuam na esfera C é igual a 

Muitos radionuclídeos decaem por emissão beta para alcançar uma maior estabilidade. Esse processo pode ser por emissão β, por emissão β+ (pósitron) ou ainda por captura eletrônica (C.E.). Nesse processo de emissão é criado um neutrino v ou um antineutrino  que não possuem carga nem massa.
São dadas três reações de decaimento por beta.
Imagem associada para resolução da questão
Quanto a emissão beta, é correto afirmar que nas reações de decaimento

READ TEXT I AND ANSWER THE QUESTION THAT FOLLOWS IT:


TEXT I 


Decolonizing English Language Teaching for Brazilian Indigenous Peoples 


In an era of increasing contact between citizens of the diverse nations of the world, the far-reaching impacts of globalization are often linked to the propagation of English as a language for international communication in a variety of settings, including international trade, academic and scientific discourses, and diplomacy, among others. Given its status as an international language, English is also a highly-valued foreign language in Brazil, and its influence represents, at least symbolically, greater access to both national and global markets. As such, federal curricular standards require all students in Brazilian public schools to study English as a foreign language from middle to high school.


These standards also apply to the indigenous populations of Brazil. However, additional federal legislation regulates the ways that English and other subjects must be taught in indigenous communities. The Brazilian Constitution, ratified in 1988, represents a significant landmark in this respect, providing for the inclusion of 'specific, bilingual, differentiated, and intercultural' educational practices within indigenous school settings, thus guaranteeing each indigenous group the right to integrate their traditional knowledge, cultures, and languages into primary and secondary education curricula (Brazil, 1988). 


As such, the question of how to teach English in indigenous settings in a way that values traditional cultures and knowledge in accordance with the specific, differentiated, and intercultural approach mandated by federal legislation must be addressed. The status of English as the language of globalization, along with its long history as an instrument of colonial imperialism, poses an ethical dilemma in the Brazilian indigenous educational context, given that its inclusion in indigenous school curricula presents an implicit risk of recreating and reinforcing neocolonial hierarchies of knowledge production that favor Western perspectives over traditional indigenous systems of knowledge.


In an effort to adapt English language teaching to the needs and demands of indigenous communities, contributions from the fields of postcolonial theory, English language teaching, and sociocultural approaches to language teaching will be connected to current Brazilian laws governing indigenous education. The aim is to investigate the possibilities for the teaching of a decolonized, local English that values traditional indigenous knowledge systems over neocolonial global influences which are often associated with English.


Adapted from: https://www.scielo.br/j/edreal/a/43bj8bSQDpQYPjQTX9jK9jb/

Based on Text I, mark the statements below as TRUE (T) or FALSE (F).

( ) Globalization and the spread of English as an international language go hand in hand.
( ) Current Brazilian federal legislation has neglected indigenous communities.
( ) The issue of how to include English in indigenous school curricula is still under way.

The statements are, respectively,

#Questão 1132294 - Geografia, Urbanização, FGV, 2025, SEEC-RN, Professor de Geografia

Vista como uma forma de organização do espaço pelo ser humano, a cidade pode ser considerada, como a expressão concreta de processos sociais na forma de um ambiente físico construído sobre o espaço geográfico.
CORREA, L. Trajetórias geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil,1997. p.121.

A partir da concepção do autor sobre a construção deste tipo específico de geográfico, julgue os itens a seguir.

I. Local onde os processos sociais produzem forma, movimento e conteúdo, originando uma paisagem uniforme na organização espacial da metrópole.
II. Área de acumulação de capital, onde as condições para a reprodução da força-de-trabalho podem mais plenamente ser realizadas.
III. Espaço onde emerge a metrópole moderna, produto da economia de mercado afetada pela industrialização, e por uma complexa sociedade estratificada.

Está correto o que se afirma em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis