Questões Concurso Secretaria Estadual de Saúde - RN (SESAP/RN) (2ª edição)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Secretaria Estadual de Saúde - RN (SESAP/RN) (2ª edição)

A enterobiose é uma parasitose intestinal muito comum em todo o mundo, atingindo de 11 a 20% da população, sendo mais frequente em crianças pequenas. É causada pelo Enterobius vermicularis, um verme fusiforme que possui menos de 15 mm de comprimento. A transmissão ocorre pela água, alimentos, poeira ou objetos contaminados que são levados a boca. O método de escolha para o seu diagnóstico e a forma parasitária a ser localizada são, respectivamente,

Os cilindros são elementos presentes no sedimento urinário. São formados nos túbulos contorcidos distais e no ducto coletor. Sua aparência é influenciada por materiais presentes no filtrado sanguíneo, pela estase urinária, acidez e presença de células. Em relação à composição, formação e morfologia dos cilindros, considere as afirmativas abaixo.

I Os cilindros de células epiteliais se formam a partir da agregação da proteína de Tamm-Hosfall às fibrilas proteicas das células tubulares durante sua passagem nos túbulos distais. A presença desses cilindros na urina não tem significado clínico.

 II Os cilindros hialinos são formados pela gelificação da proteína de Tamm-Horsfall e têm índice de refração semelhante ao da urina, por isso, são de visualização difícil nos exames de rotina de urina.

 III Os cilindros hemáticos estão, principalmente, relacionados a danos causados ao glomérulo, que permitem a passagem das células através da membrana glomerular; no entanto, qualquer dano à estrutura capilar do néfron pode causar a sua formação.

 IV Os cilindros céreos são representativos da poliúria. A matriz brilhante e altamente refringente é causada por degeneração de elementos celulares ou grânulos contidos em seu interior.

Estão corretas as afirmativas

O exame mais comumente realizado na urina é denominado exame de rotina da urina, também conhecido como sumário de urina. Um dos componentes desse exame é a análise microscópica do sedimento urinário. Nesse exame, uma grande variedade de cristais pode ser encontrada na urina e sua formação é influenciada pelo pH, densidade e temperatura. As imagens abaixo são de cristais observados em amostras de urina.

Os cristais das imagens 1, 2, 3 e 4 correspondem respectivamente a

No laboratório de Análises Clínicas, o microscópio óptico é um equipamento de grande importância, pois a realização de exames de hematologia, parasitologia e urinálise dependem do uso desse equipamento. Por essa razão, é imprescindível o conhecimento para o adequado uso e manutenção do microscópio. Sobre as partes que compõem um microscópio óptico, observa-se que

A imagem abaixo foi obtida a partir de uma secção longitudinal de uma fibra muscular esquelética e mostra um sarcômero (seta), miofibrilas (Mf), mitocôndrias (Mt), retículo sarcoplasmático (RS) e túbulos T.

O equipamento utilizado para a obtenção dessa imagem foi o

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis