Questões Concurso Secretaria Estadual de Saúde - RN (SESAP/RN) (2ª edição)

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A comunicação é uma das principais atividades do processo educativo quando vivenciada com crianças e adolescentes “de rua”. Há diversas formas de comunicação concretizadas por diferentes linguagens. A esse respeito, considere as informações explicitadas nos itens a seguir.

I As formas como crianças e adolescentes se vestem (roupas, joias, pinturas, etc) não podem ser consideradas como comunicação não verbal.

 II Na comunicação oral, é importante o Educador Social considerar que, para a sua eficácia, é necessário pensar previamente o que dizer e como dizer.

III A linguagem utilizada pelo adolescente, durante o processo de comunicação, constitui, no geral, um indicador que permite avaliar o nível de implicação pessoal e social face à tarefa que realiza.

IV Tanto a comunicação verbal quanto a não verbal não podem ser consideradas estratégias de resistência das crianças e dos adolescentes para sobreviver nas ruas.

Das afirmações, estão corretas

A comunicação de natureza pedagógica é fundamental na atividade profissional do Educador Social. Considere as afirmações a seguir relativas a esse tipo de comunicação.

I As condições materiais são determinantes e constituem a barreira principal para a adequada comunicação nos processos educacionais.

II A função mais importante da comunicação pedagógica é a informativa baseada na transmissão e recepção das mensagens.

 III A comunicação é um fazer comum a dois ou mais indivíduos, um conteúdo semântico qualquer veiculado por meio de diversos recursos técnicos (linguagem oral, imagens gráficas e visuais, dentre outros).

IV A comunicação, no contexto da atividade humana, permite o desenvolvimento individual do sujeito mediante a apropriação da experiência sócio-histórica na qual está inserido.

Das afirmações, estão corretas

Uma concepção de pedagogia muito compartilhada atualmente no Brasil é a Pedagogia Social Crítica, que parte de teorias fundamentadas em práticas voltadas para grupos de pessoas vulneráveis e excluídas, em situação de risco e de exclusão. Essa pedagogia

Um grupo de educadores sociais deve realizar uma pesquisa para caracterizar o contexto ou “território” de moradores em situação de rua de um município, o qual se faz necessário para elaboração e implementação de ações estratégias das políticas educacionais do município. Durante uma reunião para planejar a pesquisa, um dos educadores apresenta quatro ideias, explicitadas a seguir, que devem ser levadas em conta para realizar essa caracterização.

II Priorizar o questionário de perguntas abertas, considerando a quantidade de pessoas, para evitar a subjetividade nas respostas.

II Realizar entrevistas e observações.

III Analisar os dados sob uma única perspectiva teórica com a finalidade de garantir a sua validez.

 IV Estruturar a problemática da pesquisa considerando o conjunto de saberes (factuais, conceituais, teóricos) e dos valores que influenciam o modo de abordar o problema de pesquisa.

Considerando o objetivo e a natureza da pesquisa a ser realizada, o grupo de educadores deve concordar com

A pesquisa-ação é um recurso de investigação do Educador Social. Em relação a esse tipo de pesquisa, considere as afirmações a seguir.

I O ciclo da pesquisa-ação é semelhante a um programa de pesquisa para testar hipóteses.

II Nesse tipo de pesquisa, documentam-se o percurso e as experiências educativas e se modificam a prática à medida que a reflexão ilumina a ação.

III A pesquisa-ação é essencialmente espontânea, consequentemente não exige planejamento.

IV Na pesquisa-ação, o mesmo grupo de educadores se reúne com periodicidade para avaliar e refletir sob sua prática cotidiana.

Das afirmações, estão corretas

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