Os cilindros são elementos presentes no sedimento urinári...

Os cilindros são elementos presentes no sedimento urinário. São formados nos túbulos contorcidos distais e no ducto coletor. Sua aparência é influenciada por materiais presentes no filtrado sanguíneo, pela estase urinária, acidez e presença de células. Em relação à composição, formação e morfologia dos cilindros, considere as afirmativas abaixo.

I Os cilindros de células epiteliais se formam a partir da agregação da proteína de Tamm-Hosfall às fibrilas proteicas das células tubulares durante sua passagem nos túbulos distais. A presença desses cilindros na urina não tem significado clínico.

 II Os cilindros hialinos são formados pela gelificação da proteína de Tamm-Horsfall e têm índice de refração semelhante ao da urina, por isso, são de visualização difícil nos exames de rotina de urina.

 III Os cilindros hemáticos estão, principalmente, relacionados a danos causados ao glomérulo, que permitem a passagem das células através da membrana glomerular; no entanto, qualquer dano à estrutura capilar do néfron pode causar a sua formação.

 IV Os cilindros céreos são representativos da poliúria. A matriz brilhante e altamente refringente é causada por degeneração de elementos celulares ou grânulos contidos em seu interior.

Estão corretas as afirmativas

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis