Questões Concurso Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF)

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Nos próximos itens, são apresentados fragmentos de texto adaptados do sítio da Internet www.cartacapital.com.br. Julgue‐os no que se refere à correção gramatical e à coesão e coerência das ideias. Corrigir as desigualdades é um passo fundamental para que se construa uma sociedade mais justa, o que implica rever as arbitrariedades seculares, estruturais e cumulativas que têm mantido os privilégios de um grupo em detrimento da difusão de direitos fundamentais para a totalidade da população.

Em relação a aspectos linguísticos do texto, julgue os itens de 73 a 84.

Os vocábulos “muito” (linha 16) e “pouco” (linha 18) estão empregados no texto com função adverbial.


Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto, julgue os itens de 1 a 12.

Nas linhas de 12 a 14, Carolina pede que Carlinhos não empregue certos vocábulos da língua portuguesa porque esses são considerados como arcaicos pela gramática normativa da língua.

Em relação a aspectos linguísticos do texto, julgue os itens de 73 a 84.

Em “não há línguas simples e línguas complexas” (linhas 7 e 8) e “há muito tempo” (linha 16), o verbo ‘haver’, impessoal, é empregado com o sentido de existir, sendo ambas as orações sem sujeito.

Um aluno da rede pública, matriculado no 5.º ano do ensino fundamental, apresenta surdez profunda bilateral. Ele é bem‐humorado, educado e gosta de estar sempre com os colegas. É muito comunicativo, expressa‐se por meio da Libras e possui um pouco de oralidade. Domina Libras devido ao contato com o professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) de sua escola, que também oferece curso de Libras para todos os demais alunos. Ainda apresenta dificuldades na linguagem escrita e na leitura, por não compreender bem a estrutura da língua portuguesa.

Considerando essa situação hipotética, a inclusão escolar e o AEE para estudantes surdos, julgue os itens que se seguem.

No processo inicial de inclusão dos estudantes surdos nas classes comuns, o AEE deverá substituir a escolarização.

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