Questões Concurso Secretaria de Estado da Saúde - ES (SESA/ES)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Secretaria de Estado da Saúde - ES (SESA/ES)

Uma das mais graves formas de expressão da doença de Chagas é a cardiopatia chagásica crônica. Com relação a essa afecção cardíaca, julgue os itens que se seguem. A insuficiência cardíaca nessa doença geralmente decorre de predominante e grave disfunção diastólica e com expressão do tipo global, com predomínio de manifestações esquerdas, nas fases evolutivas mais avançadas.

Uma das mais graves formas de expressão da doença de Chagas é a cardiopatia chagásica crônica. Com relação a essa afecção cardíaca, julgue os itens que se seguem. Nessa doença, o bloqueio atrioventricular total freqüentemente evolui a partir de um bloqueio completo pelo ramo direito do feixe de His associado a um bloqueio divisional ântero-superior esquerdo e a um bloqueio atrioventricular de 1.º grau.

A tetralogia de Fallot é uma anomalia congênita complexa, sendo a má-formação congênita cianogênica mais comum em crianças com mais de um ano de vida. Acerca dessa cardiopatia congênita, julgue os itens a seguir. Nessa cardiopatia, a cirurgia de Blalok-Taussig é a técnica de correção definitiva de primeira escolha na maioria dos casos.

A tetralogia de Fallot é uma anomalia congênita complexa, sendo a má-formação congênita cianogênica mais comum em crianças com mais de um ano de vida. Acerca dessa cardiopatia congênita, julgue os itens a seguir. A poliglobulia que ocorre nessa má-formação é um mecanismo compensatório benéfico, principalmente quando o hematócrito atinge valores acima de 60%.

Uma mulher com 28 anos de idade relatou episódios de mal-estar e escurecimento visual, seguidos de perda de consciência, desencadeados por esforços físicos. Segundo relato de familiares, esses episódios não se acompanhavam de liberação esfincteriana nem de convulsões tônico-clônicas. Em cada episódio, após cerca de 3 minutos, ela recobrava a consciência sem seqüelas. A paciente queixou-se, também, de dispnéia aos grandes esforços, associada a palpitações. No exame físico, ela estava acianótica, sem baqueteamento dos dedos, sem estase jugular, com ritmo cardíaco regular em três tempos (quarta bulha), com hiperfonese e desdobramento amplo de segunda bulha em foco pulmonar, sem sopros, com freqüência cardíaca de 98 bpm, com pressão arterial de 100 mm Hg × 70 mmHg, com os pulsos carotídeos, radiais e pediosos presentes, simétricos e normais. Sem outras particularidades. O eletrocardiograma convencional dessa paciente evidenciou ritmo sinusal, eixo do QRS desviado para a direita, importante sobrecarga ventricular direita. A sua radiografia de tórax mostrou área cardíaca normal, com abaulamento do arco da artéria pulmonar e aumento de calibre dos ramos pulmonares direito e esquerdo, arco aórtico de dimensão normal, hilos pulmonares sem congestão, seios costofrênicos livres.

Acerca desse caso clínico, julgue os seguintes itens.

As recentes evidências científicas mostram, com elevada freqüência, que as alterações no nível de consciência associadas ao principal diagnóstico apresentado pela paciente decorrem de taquicardia ventricular polimórfica do tipo helicoidal (torsade de pointes) sustentada.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis