Questões Concurso Secretaria de Estado da Saúde - ES (SESA/ES)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Secretaria de Estado da Saúde - ES (SESA/ES)

Com respeito ao infarto do miocárdio, julgue os itens que se seguem. Em paciente com infarto do miocárdio de parede inferior que evolui com hipotensão arterial, choque circulatório, estase das veias jugulares e em cujo eletrocardiograma observa-se a presença de elevação do segmento ST de mais de 1 mm, associada à presença de onda Q, nas derivações V3R e V4R, deve-se suspeitar de infarto do miocárdio do ventrículo direito.

Com respeito ao infarto do miocárdio, julgue os itens que se seguem. A constatação de supradesnivelamento do segmento ST igual ou maior que 0,1 mV (1 mm nos eletrocardiogramas calibrados em 10 mm/1 mV) em duas ou mais derivações contíguas é um dos critérios eletrocardiográficos usados para o diagnóstico em pacientes com suspeita de infarto do miocárdio.

Acerca da isquemia miocárdica silenciosa, julgue os itens a seguir. A presença de infradesnivelamento do segmento ST (medido 60 ms a 80 ms após o ponto J) maior ou igual a 1 mm, de morfologia horizontal ou descendente, com duração de 1 minuto ou mais, é um dos critérios para diagnóstico de isquemia silenciosa em registro de eletrocardiografia dinâmica (Holter).

Em um paciente de 55 anos de idade, hipertenso, que procure o pronto-socorro se queixando de dor torácica de início súbito, intensa, “como se algo estivesse sendo rasgado”, na linha média e anterior do tórax, e com pressão arterial de 240 mmHg × 140 mmHg, deve-se suspeitar de dissecção aguda da aorta. Julgue os itens subseqüentes, relativos a essa emergência cardiovascular. Nas dissecções aórticas do tipo B (conforme classificação de Stanford), o tratamento cirúrgico mostra resultados superiores ao tratamento clínico exclusivo.

Em um paciente de 55 anos de idade, hipertenso, que procure o pronto-socorro se queixando de dor torácica de início súbito, intensa, “como se algo estivesse sendo rasgado”, na linha média e anterior do tórax, e com pressão arterial de 240 mmHg × 140 mmHg, deve-se suspeitar de dissecção aguda da aorta. Julgue os itens subseqüentes, relativos a essa emergência cardiovascular. Na condição clínica descrita, a pressão arterial média deve ser reduzida, no máximo, em 20% com nitroprussiato de sódio, tendendo a manter uma pressão arterial sistólica em cerca de 160 mmHg a 180 mmHg, com vistas a não se reduzir ainda mais o fluxo aórtico a jusante da dissecção.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis