Questões Concurso Secretaria de Estado da Saúde - DF (SES/DF) (3ª edição)

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A.M.P., 62 anos de idade, é cardiopata, hipertenso e diabético, além de asmático. Em função da condição de saúde que apresenta, ele é frequentemente atendido na respectiva unidade de saúde de referência, assim como em serviços de emergência e ambulatórios do município. Na primeira visita à nova unidade de pronto atendimento do município, o paciente elogiou a equipe local por ter sido muito bem atendido, tanto pela atenção dispensada pelos profissionais quanto pela organização do serviço como um todo. A equipe de saúde agradece o elogio e informa que as melhorias só foram possíveis pelo processo de autoavaliação constante das ações das equipes.

Com base no caso clínico apresentado e em conhecimentos correlatos, julgue os próximos itens, relativos aos programas de avaliação da qualidade dos serviços de saúde.

O Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (IDSUS) é visto como um indicador falho, pois apresenta apenas 12 indicadores distribuídos entre a atenção básica e a ambulatorial.

A.M.P., 62 anos de idade, é cardiopata, hipertenso e diabético, além de asmático. Em função da condição de saúde que apresenta, ele é frequentemente atendido na respectiva unidade de saúde de referência, assim como em serviços de emergência e ambulatórios do município. Na primeira visita à nova unidade de pronto atendimento do município, o paciente elogiou a equipe local por ter sido muito bem atendido, tanto pela atenção dispensada pelos profissionais quanto pela organização do serviço como um todo. A equipe de saúde agradece o elogio e informa que as melhorias só foram possíveis pelo processo de autoavaliação constante das ações das equipes.

Com base no caso clínico apresentado e em conhecimentos correlatos, julgue os próximos itens, relativos aos programas de avaliação da qualidade dos serviços de saúde.

Para garantir que a seleção das dimensões e dos indicadores ocorresse de forma transparente e objetiva, o IDSUS passou por um processo de consulta e negociação entre gestores, trabalhadores, usuários e membros da comunidade científica.

A.M.P., 62 anos de idade, é cardiopata, hipertenso e diabético, além de asmático. Em função da condição de saúde que apresenta, ele é frequentemente atendido na respectiva unidade de saúde de referência, assim como em serviços de emergência e ambulatórios do município. Na primeira visita à nova unidade de pronto atendimento do município, o paciente elogiou a equipe local por ter sido muito bem atendido, tanto pela atenção dispensada pelos profissionais quanto pela organização do serviço como um todo. A equipe de saúde agradece o elogio e informa que as melhorias só foram possíveis pelo processo de autoavaliação constante das ações das equipes.

Com base no caso clínico apresentado e em conhecimentos correlatos, julgue os próximos itens, relativos aos programas de avaliação da qualidade dos serviços de saúde.

No processo de avaliação, o Programa Nacional de Avaliação de Serviços de Saúde inclui todos os usuários dos serviços.

P.J.S., 19 anos de idade, vai à emergência com queixa de corrimento nasal com secreção hialina e inodora, além de dor em seios da face. Apresentou febre de 38,6 ºC no período da manhã. Apesar do quadro clínico importante, P.J.S. percebeu que vários pacientes que chegaram ao serviço depois dela passaram à frente, até mesmo um morador de rua.

Com base nesse caso clínico e em conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.

A Política Nacional de Humanização (PNH) pode ser considerada um programa de ações a ser implantado nos serviços de saúde.

P.J.S., 19 anos de idade, vai à emergência com queixa de corrimento nasal com secreção hialina e inodora, além de dor em seios da face. Apresentou febre de 38,6 ºC no período da manhã. Apesar do quadro clínico importante, P.J.S. percebeu que vários pacientes que chegaram ao serviço depois dela passaram à frente, até mesmo um morador de rua.

Com base nesse caso clínico e em conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.

A PNH busca a produção da saúde e de sujeitos, a partir da adesão a processos elaborados pela gestão, pois, quando mobilizados, os profissionais mantêm a qualidade dos serviços de saúde.

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