Questões Concurso SEAD/SE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SEAD/SE

#Questão 576387 - Língua Portuguesa, Termos Acessórios da Oração, CESPE / CEBRASPE, 2009, SEAD/SE, Prova Comum a Todos os Cargos de Nível Superior

Julgue os itens a seguir, a respeito da organização do texto acima.

Preservam-se a correção gramatical e a coerência do texto ao se inserir a expressão a partir imediatamente antes do termo "da história" (l.2).

Antes de doar sangue, os candidatos devem passar por triagem clínica, que deve ser realizada no serviço de hemoterapia por profissional de saúde habilitado, sob supervisão médica no mesmo dia da realização da coleta. De acordo com a Resolução RDC n.º 153/2004 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o potencial doador será considerado inapto caso

tenha tido tuberculose, tenha feito o tratamento e tenha sido considerado curado há 3 anos.

Com relação às reações adversas relacionadas ao processo de doação de sangue, julgue os itens a seguir.

Lesões de nervos do membro superior são efeitos adversos inevitáveis após a punção venosa. Geralmente, essas lesões são transitórias e podem levar, em alguns casos, a dormência residual, sem comprometimento da função do membro.

Com relação às reações adversas relacionadas ao processo de doação de sangue, julgue os itens a seguir.

A trombose venosa profunda do membro superior é uma frequente complicação associada à doação de sangue, cuja peculiaridade é não necessitar de tratamento específico, por sua evolução autolimitada.

Um doador de 45 anos de idade passou a apresentar, de forma súbita, nos momentos finais do procedimento de doação sanguínea, intensa dor retroesternal em aperto com irradiação para o ombro e o membro superior esquerdos e para a face lateral esquerda do pescoço, associada a náuseas e a um episódio de vômito e sudorese fria profusa. A triagem clínica prévia evidenciou que o doador era assintomático, sedentário, tinha hábito tabágico e sobrepeso. Antes do procedimento de doação, sua pressão arterial era de 135 mmHg × 85 mmHg e a frequência cardíaca de 85 bpm. O procedimento de doação foi imediatamente suspenso e o exame clínico realizado nesse momento mostrou: paciente muito ansioso, com fáscies de dor, sudorético, pressão arterial = 145 mmHg × 95 mmHg, frequência cardíaca de 120 bpm, ritmo cardíaco regular e taquicárdico em 3 tempos, às custas de quarta bulha, sem sopros, pulsos periféricos palpáveis e simétricos. Pulmões limpos, sem ruídos adventícios. Abdome livre com ruídos hidroaéreos presentes. Como a dor torácica persistiu por 20 minutos apesar da suspensão do procedimento de doação, do repouso e do uso de um comprimido sublingual de nitrato, o doador foi encaminhado à sala de emergência, onde foi realizado eletrocardiograma que mostrou: taquicardia sinusal, presença de onda Q profunda e alargada, supradesnivelamento do segmento ST com concavidade para baixo (de 4 mm) e ondas T opostas à maior deflexão do QRS nas derivações D2, D3 e aVF. Foi colhido material para exames laboratoriais para avaliação.

Considerando essas informações, julgue os itens de 96 a 103.

Pelos seus reconhecidos benefícios, o uso de medicamento trombolítico está recomendado nessa emergência clínica.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis