Questões Concurso SEAD/SE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SEAD/SE

Um homem com 46 anos de idade chegou ao pronto-socorro com fratura mandibular exposta por queda da própria altura, conduzido por equipe de paramédicos. Na escala Glasgow ele tinha pontuação 9 (abertura ocular 3, melhor resposta verbal 2, melhor resposta motora 4). A esposa do paciente confirmou que o paciente é hipertenso mas sem acompanhamento clínico (nãomedicado). Com referência ao primeiro atendimento do quadro clínico acima, julgue os itens seguintes.

A clindamicina, que apresenta atividade contra bactérias anaeróbicas e boa penetração no osso, pode ser usada em traumas do tipo em questão.

Uma senhora com idade de 46 anos, leucoderma, relata quadro de dor intensa na região do queixo. No exame clínico, detectam-se a região do mento edemaciada por vestibular e sensação de crepitar ósseo à palpação digital. O exame radiográfico periapical revelou tratamento endodôntico com modelagem e obturação radicular deficientes nos elementos 31, 32, 41 e 42, além de região radiolúcida circunscrita englobando desde a mesial do elemento n.º 33 até a mesial do elemento n.º 43.

Com relação ao quadro clínico acima descrito, julgue os itens seguintes.

Diante de insucesso na tentativa de controlar a exsudação via canal radicular, pode-se administrar a associação medicamentosa de penicilina e metronidazol, justificada pelo grande número de bactérias anaeróbias gram-negativas.

Acerca do diagnóstico e manejo das anemias da infância, julgue os itens a seguir.

A presença de esquizócitos no sangue periférico de uma criança com anemia indica o diagnóstico de doença falciforme.

Acerca do diagnóstico e manejo das anemias da infância, julgue os itens a seguir.

Em um paciente com anemia hipocrômica e microcítica, a presença de plaquetose afasta a possibilidade de diagnóstico de anemia ferropriva.

Paciente de 50 anos de idade, sexo feminino, procura tratamento queixando-se da aparência dos dentes e do aspecto geral do sorriso, por achar que o mesmo a deixava com ar mais envelhecido. O exame clínico revelou os seguintes dentes ausentes: 18, 28, 38, 36, 46 e 48. Os dentes 37 e 47 apresentavam inclinação acentuada para mesial; os primeiros molares superiores extruídos e com restauracões de amálgama extensas. Os prémolares superiores tinham restaurações de amálgama oclusais de aspecto superficial enegrecido e bastante porosas. Os caninos superiores estavam hígidos mas com coloração amareloacinzentada. Os dentes anteriores superiores apresentavam múltiplas restaurações de cor alterada e também apresentavam cor amarelada. Os incisivos e caninos inferiores estavam hígidos mas também amarelados. Os pré-molares inferiores estavam ligeiramente distalizados e não possuíam restaurações, mas a cor estava alterada. O exame radiográfico não mostrou alterações periapicais ou periodontais, apenas tratamento endodôntico dos dentes 16 e 26 adequados. Na anamnese foi relatado pela paciente que recentemente se submeteu a tratamento, via oral, para anemia devido a hemorragias frequentes em consequência de um mioma.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens de 56 a 65.

A coloração amarelo-acinzentada pode ser consequência de medicação a base de sulfato ferroso.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis