Questões Concurso SEAD-AP

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Em setembro de 2022, o Museu Sacaca (Macapá) participou da 16ª edição da Primavera dos Museus, com o tema Independência e Museus: Outros 200, outras histórias. A diretora do museu, Eliane Oliveira, avalia que a instituição reflete plenamente a importância do tema deste ano: “Quando falamos na formação territorial e política do nosso país ao longo da história, devemos sempre recordar que ela foi construída pelas mãos de homens e mulheres africanos e afrodescendentes, povos originários, comunidades ribeirinhas e tradicionais”.
Adaptado de https://www.portogrande.ap.gov.br
A respeito da presença histórica de africanos e afrodescendentes na história do Amapá, analise as afirmativas a seguir.
I. Oficialmente, os africanos chegaram ao Amapá no século XVIII, pelas mãos de colonos portugueses, que os traziam da região do Golfo do Benin até o território hoje conhecido como Macapá, para trabalho compulsório em engenhos de açúcar e para auxiliar na coleta das drogas do sertão. II. A história da Fortaleza de São José de Macapá está relacionada à presença de africanos e afrodescendentes no Amapá, no passado colonial, quando a construíram na condição de escravos, e no Estado Novo, quando afrodescendentes foram removidos do entorno do monumento. III. Afrodescendentes tiveram uma atuação significativa na organização do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Amapá em um período, anos 1980, em que mulheres negras marcaram forte presença no meio rural do então Território Federal do Amapá.
Está correto o que se afirma em

Pela Lei estadual n° 0949/2005 do Amapá, a gestão escolar deve ser pautada em princípios e métodos democráticos. A respeito do conceito de gestão escolar democrática e sua operacionalização normativa na legislação citada, analise as afirmativas a seguir.
I. A gestão escolar é democrática quando assegura a participação da comunidade escolar e da sociedade nos processos de tomada de decisão, mediante o funcionamento dos conselhos escolares enquanto órgãos deliberativos e fiscalizadores, com a participação dos profissionais da educação, estudantes, pais e representantes das organizações populares locais, por exemplo. II. A gestão escolar é democrática quando estimula o diálogo e o respeito à alteridade, como no caso da instituição do programa anual de Educação Escolar Quilombola para a rede da Educação Básica do Amapá, visando à valorização e à preservação da diversidade cultural amapaense, por exemplo. III. A gestão escolar é democrática quando favorece a construção coletiva de regras e procedimentos adotados no espaço escolar, como no caso da prática de indicação dos dirigentes escolares pelo conselho escolar, ou por sorteio entre os membros do conselho de cada escola, por exemplo.
Está de acordo com o prescrito na citada Lei nº 0949/2005 o que é exemplificado em 

Na Lei estadual n° 0066/1993 do Amapá, o avanço anual do servidor de uma referência para a seguinte, na mesma classe, na escala de vencimentos estabelecida em lei específica, desde que, no período aquisitivo, não tenha ausência injustificada ao serviço ou sofrido pena disciplinar, é denominado de

A Escola da Ponte é uma instituição pública de ensino, localizada no distrito do Porto, em Portugal, que oferece os dois ciclos de aprendizagem a estudantes entre 5 e 14 anos. Tornou-se objeto de atenção de muitos educadores por causa do sucesso no emprego de um método de ensino baseado nas chamadas Escolas democráticas e numa educação inclusiva. Rubem Alves assim se manifestou sobe a Escola da Ponte: “Como é possível uma escola assim, sem turmas, sem professores e aulas de português, geografia, ciências, história, em lugares e horas determinadas, de acordo com um programa, linha de montagem, com testes e conceitos ao final? Será que as crianças aprendem? Respondo fazendo uma pergunta: qual é a coisa mais difícil de ser ensinada, mais difícil de ser aprendida, quem ensina não sabe que está ensinando, quem aprende não sabe que está aprendendo e, ao final, a aprendizagem acontece sempre? É a linguagem. Não existe nada, absolutamente nada que se compare à linguagem em complexidade. No entanto, sem que haja qualquer ensino formal, sem que os que ensinam a falar - pai, mãe, tio, avô, irmãos - tenham tido aulas teóricas sobre a formação da linguagem, as crianças aprendem a falar”.
As opções a seguir apresentam itens compatíveis com o que afirma Rubem Alves, à exceção de uma. Assinale-a. 

Wallon destaca que não podemos tratar a criança de forma fragmentada. Em cada idade, ela constituirá um conjunto indissociável e original. No período inicial da vida, os três campos funcionais - afetividade, motricidade e inteligência - estão indissociavelmente integrados, formando um quarto campo funcional, a formação da pessoa, muito embora ainda imaturos (DANTAS, 1990). A despeito da imaturidade dessa “tétrade”, a evolução desses campos está vinculada a dois fatores: às relações sociais e à maturação orgânica neurológica.
Assinale a opção que apresenta dimensões presentes na síntese dos conjuntos funcionais, segundo Wallon. 

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