Questões sobre História e Geografia do Estado do Amapá

Atenção: A questão refere-se à História do Amapá.

A festa realizada no Amapá, originária de uma colônia portuguesa na África, e cujo enredo se baseia na história de um soldado que teria surgido numa difícil batalha, para conduzir os cristãos à vitória, se denomina

    A) Círio de Nazaré.
    B) Festa de São Jorge, o santo guerreiro.
    C) Festa do Divino.
    D) Festa de São Judas Tadeu, padroeiro das causas impossíveis.
    E) Festa de São Tiago.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Atenção: A questão refere-se à História do Amapá.

A Fortaleza de São José do Macapá teve um importante papel

    A) na defesa do Amapá de ataques piratas que ocorriam com frequência em toda a região, por acesso fluvial, no século XVII.
    B) na estruturação da defesa da região amazônica, conforme projeto concebido por Marquês de Pombal.
    C) na garantia da segurança dos primeiros habitantes de Macapá, que moravam nas dependências da fortaleza para se protegerem dos ataques indígenas.
    D) no estabelecimento da missão que deu origem à cidade, uma vez que foi construída por solicitação da Companhia de Jesus ao rei Dom João VI.
    E) nos primeiros conflitos entre Brasil e França, no século XVI, envolvendo questões de fronteira.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Atenção: A questão refere-se à História do Amapá.

Durante a Cabanagem, houve em Macapá a

    A) aliança entre fazendeiros, comerciantes e autoridades para a resistência e o combate aos cabanos, sob o comando de militares locais.
    B) tomada da cidade por cabanos conduzidos pelos líderes populares Angelim e Vinagre, que lá estabeleceram a base de um governo provisório de toda a região norte.
    C) repressão definitiva ao movimento, pelo general Francisco Monterosso, que prendeu os principais líderes cabanos e os enviou ao Rio de Janeiro, pondo fim ao longo conflito.
    D) rendição das autoridades locais face às vitórias consecutivas dos cabanos nas cidades vizinhas, porém, por curto período, visto que os franceses vieram em socorro e reverteram a situação.
    E) ocupação norte-americana devido ao caos que reinava em todo o Amapá, de forma que navios comandados pelo almirante Grenfell foram contactados por Portugal para monitorar o local até a vinda de reforços do Rio de Janeiro.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Atenção A questão refere-se à Geografia do Amapá.

De acordo com o Censo Agro de 2017, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o maior rebanho no estado do Amapá é o de

    A) suínos.
    B) bovinos.
    C) bubalinos.
    D) equinos.
    E) ovinos.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Atenção: A questão refere-se à Geografia do Amapá.

Caracteriza o tipo climático do estado do Amapá:

    A) É controlado pela Zona de Convergência do Atlântico Sul e caracterizado pelas mais altas médias térmicas do país, e baixa pluviosidade anual.
    B) Apresenta oscilações significativas de pluviosidade, com chuvas intensas no verão e inverno seco com queda de temperatura em alguns locais.
    C) As chuvas predominam no inverno, devido às ações das massas de ar Tropical atlântica e Equatorial continental, e há grande amplitude térmica anual.
    D) Não apresenta grandes variações térmicas diárias ou sazonais e é controlado pela ação das massas de ar Equatorial continental e Equatorial atlântica.
    E) Apresenta certa regularidade na distribuição das chuvas, entre 1.000 mm e 1.500 mm anuais, e nas regiões mais elevadas as médias oscilam entre 10 °C e 15 °C.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Atenção: A questão refere-se à Geografia do Amapá.

Sobre as Terras Indígenas no estado do Amapá, é correto afirmar:

    A) Há um total de 10 Terras Indígenas regularizadas ou em processo de regularização, revelando o êxito das lutas iniciadas pelos indígenas no início da década de 1990.
    B) A maior Terra Indígena no estado é denominada Jumina, localizada no município de Oiapoque, e está em fase final de regularização.
    C) O estado foi um pioneiro no reconhecimento dos direitos territoriais indígenas e todas as terras reivindicadas foram demarcadas e homologadas.
    D) Grande parte das reivindicações pela demarcação dessas terras ocorreu na década de 1950 devido à revitalização da exploração do látex na região.
    E) Embora seja área tradicionalmente ocupada, o Parque do Tumucumaque não é território indígena devido a sua enorme extensão territorial, maior que dois mil hectares.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Atenção: A questão refere-se à Geografia do Amapá.


A população do Amapá ultrapassou os 845 mil habitantes em julho de 2019, segundo estimativa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


(Disponível em: https://glo.bo/36F8ofV)


A partir da notícia e de seus conhecimentos sobre aspectos demográficos do Amapá, é correto afirmar que:

    A) O estado teve aumento de quase 2% no número de moradores em relação a 2018, mas ainda permanece como o penúltimo estado mais populoso do país.
    B) Os municípios próximos ao Pará continuam crescendo, confirmando a tendência de Macapá concentrar menos de 50% da população do estado.
    C) Além de Macapá, os municípios de Santana, Mazagão e Calçoene são os mais populosos, segundo a estimativa feita pelo IBGE.
    D) A imigração de venezuelanos e a migração de paulistas e mineiros, resultado das políticas de descentralização industrial, explicam o crescimento demográfico noticiado.
    E) Com o crescimento populacional o estado passou a ser o terceiro mais populoso da região Norte, embora permaneça pouco povoado.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Atenção: A questão refere-se à História do Amapá.


A população negra é parte da sociedade amapaense e a existência de diversos quilombos atesta o caráter histórico dessa presença. A respeito dos quilombos no Amapá, considere as afirmações abaixo.

I. Atualmente, a maior parte se concentra nas áreas rurais de Macapá e Santana, e tem o cultivo da terra como base de sua economia.

II. Houve uma rota de fuga de escravos para a região norte do Amapá, área contestada pela França, quando o governo francês decretou a abolição da escravidão em 1848.

III. Os quilombos se formaram com presença exclusiva de negros fugidos, uma vez que havia rígido critério étnico aplicado a quem poderia integrá-lo.

IV. Nas últimas décadas, dezenas de comunidades quilombolas tiveram Certidão de Autorreconhecimento emitida pela Fundação Cultural Palmares, mas um número bem menor possui título de regularização fundiária.


Está correto o que se afirma APENAS em

    A) II e IV.
    B) I, II e IV.
    C) III e IV.
    D) I, II e III.
    E) I e III.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Atenção: A questão refere-se à História do Amapá.


A exploração da borracha fez parte da história econômica da Região Norte em dois importantes momentos ou “ciclos”, favorecidos, respectivamente, pela

    A) conclusão da ferrovia Madeira-Mamoré no final do século XIX e pelos planos econômicos de desenvolvimento do Norte e do Nordeste, executados pelo governo João Goulart.
    B) aquisição do Acre, antes pertencente à Bolívia, no início do século XX, e pela alta na demanda internacional por borracha durante a II Guerra Mundial.
    C) escassez do produto no mercado, durante a I Guerra Mundial, e pela criação de uma grande estatal para a exploração do látex, ao fim do governo militar brasileiro.
    D) liberação das manufaturas no Brasil, no começo do século XIX e a consequente necessidade de abastecer o mercado interno, e pelo fracasso da política do café com leite nos anos 1920, que favoreceu a expansão dos seringais.
    E) ela criação da indústria automobilística no Brasil, a exemplo da Fordlândia, nos anos 1930, e pela posição vantajosa do Brasil na comercialização com o bloco socialista, durante a Guerra Fria.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Atenção: A questão refere-se à História do Amapá.


Com as mudanças na proporção da representação eleitoral para a Câmara dos Deputados impostas pelos chamados “Pacotes de Abril” de 1977, durante o governo de Ernesto Geisel, o então Território Federal do Amapá teve seu número de representantes

    A) reduzido de 2 para 1.
    B) ampliado de 0 para 1
    C) duplicado de 2 para 4.
    D) mantido em 1.
    E) ampliado de 1 para 2.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: