Questões sobre História e Geografia do Estado do Amapá

Atenção: A questão refere-se à Geografia do Amapá.

Considere o gráfico abaixo.



De acordo com seus conhecimentos sobre a produção agrícola no Amapá, os números I, II e III do gráfico referem-se, respectivamente, às lavouras de:

    A) cupuaçu, abacaxi e açaí.
    B) maracujá, laranja e pupunha.
    C) açaí, banana e cupuaçu.
    D) banana, maracujá e laranja.
    E) abacate, pupunha e açaí.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Atenção: A questão refere-se à Geografia do Amapá.


A população do Amapá ultrapassou os 845 mil habitantes em julho de 2019, segundo estimativa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

(Disponível em: https://glo.bo/36F8ofV)

A partir da notícia e de seus conhecimentos sobre aspectos demográficos do Amapá, é correto afirmar que:

    A) Além de Macapá, os municípios de Santana, Mazagão e Calçoene são os mais populosos, segundo a estimativa feita pelo IBGE.
    B) A imigração de venezuelanos e a migração de paulistas e mineiros, resultado das políticas de descentralização industrial, explicam o crescimento demográfico noticiado.
    C) Com o crescimento populacional o estado passou a ser o terceiro mais populoso da região Norte, embora permaneça pouco povoado.
    D) O estado teve aumento de quase 2% no número de moradores em relação a 2018, mas ainda permanece como o penúltimo estado mais populoso do país.
    E) Os municípios próximos ao Pará continuam crescendo, confirmando a tendência de Macapá concentrar menos de 50% da população do estado.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Atenção: A questão refere-se à Geografia do Amapá.


Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), o estado do Amapá faz parte de uma importante região hidrográfica brasileira que apresenta, dentre outras, as seguintes características:

    A) Com densidade populacional menor que a média nacional, concentra a maior disponibilidade de águas superficiais do país.
    B) Precipitação média anual bem menor do que a média nacional, possui grande potencial turístico: pesca esportiva, turismo ecológico, praias fluviais.
    C) Região com maior área irrigada e maior aproveitamento do potencial hidráulico disponível, tendo como destaque o uso industrial.
    D) O uso urbano da água é preponderante e estão presentes na região dois biomas brasileiros: Cerrado e Amazônico.
    E) Maior área úmida contínua do planeta, com densidade demográfica cerca de 3,5 vezes menor que a média nacional.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: