Leia o fragmento a seguir. “Na década de 1990, a taxa d

Leia o fragmento a seguir.
“Na década de 1990, a taxa de crescimento da população amapaense foi três vezes maior do que a da região Norte e cinco vezes maior que a taxa nacional. Esse crescimento, proporcionalmente acentuado em relação ao regional e ao nacional, perdura desde a década de 1940, o que tornou o espaço geográfico amapaense um dos principais polos brasileiros de atração de migrantes”. 
(Adaptado de FILOCREÃO, Antonio Sérgio Monteiro (org.). Amapá 2000-2013 (Estudos Estados Brasileiros). São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2015, p. 27).
Sobre os fatores de atração de fluxos migratórios que caracterizaram o Amapá a partir da década de 1940, analise as seguintes afirmativas:
I. Na década de 1940, a criação da infraestrutura para o funcionamento do governo do Território Federal do Amapá foi um fator determinante para a atração de fluxos migratórios. II. Na década de 1950, a atração de fluxos migratórios foi impulsionada pela construção da infraestrutura para a extração de manganês da Serra de Navio. III. Na década de 1960, a criação da Zona de Livre Comércio de Macapá e Santana e a pavimentação da BR-156 atraíram grandes fluxos de migrantes para o território amapaense.
Está correto o que se afirma em

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis