Questões Concurso Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro - RJ (Rioprevidência/RJ)

Como tributos extrafi scais compreende-se que são:
  • A. exigências fi scais que possuem características de tributos, como a compulsoriedade, mas cuja capacidade tributária é delegada a um ente que disponha de personalidade jurídica própria, que não se confunde com o governo, ainda que o integre indiretamente
  • B. tributos instituídos com a principal fi nalidade de regulação de atividades econômicas específi cas, e não propriamente de gerar recursos para compor o caixa do governo e cobrir suas despesas
  • C. aqueles que, numa situação de elevação da carga tributária, determinam um aumento da atividade econômica
  • D. tributos destinados à cobertura de custo de obras públicas de que decorra valorização imobiliária, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acréscimo de valor que da obra resultar para cada imóvel benefi ciado
  • E. aqueles cobrados mediante contraprestação pelo Estado de um serviço ou bem e não têm caráter compulsório nem podem ser exigidos ao arbítrio do estado
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De acordo com o art. 8º da IN 04/2010, as contratações de Soluções de Tecnologia da Informação devem seguir três fases. No desenvolvimento das atividades, a equipe de planejamento da contratação é formada por servidores das áreas envolvidas no planejamento da contratação, composta pelos integrantes Técnico, Administrativo e Requisitante e participa das seguintes fases:
  • A. PCTI - Planejamento da Contratação de Soluções de TI e Análise e desenvolvimento da Solução de TI (ASTI)
  • B. PCTI - Planejamento da Contratação de Soluções de TI e SFTI - Seleção do Fornecedor de Soluções de TI
  • C. PCTI - Planejamento da Contratação de Soluções de TI e GCTI - Gerenciamento do Contrato de Solução TI
  • D. Análise e desenvolvimento da Solução de TI (ASTI) e SFTI - Seleção do Fornecedor de Soluções de TI
  • E. SFTI - Seleção do Fornecedor de Soluções de TI e GCTI - Gerenciamento do Contrato de Solução TI
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Para fi ns da Instrução Normativa Nº 04, de 12 de novembro de 2010, são caracterizadas as seguintes defi nições: I- Declaração formal de que os serviços prestados ou bens fornecidos atendem aos requisitos estabelecidos no contrato. II- Servidor representante da Área de Tecnologia da Informação, indicado pela autoridade competente dessa área. III- Funcionário representante da contratada, responsável por acompanhar a execução do contrato e atuar como interlocutor principal junto à contratante, incumbido de receber, diligenciar, encaminhar e responder às principais questões técnicas, legais e administrativas referentes ao andamento contratual. As defi nições I, II e III fazem referência, respectivamente, aos seguintes termo e pessoas:
  • A. Termo de Recebimento Defi nitivo, Integrante Técnico e Preposto
  • B. Termo de Recebimento Defi nitivo, Integrante Administrativo e Preposto
  • C. Termo de Recebimento Defi nitivo, Integrante Técnico e Gestor do Contrato
  • D. Termo de Recebimento Provisório, Integrante Técnico e Gestor do Contrato
  • E. Termo de Recebimento Provisório, Integrante Administrativo e Preposto
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Observe o seguinte preceito contido na NBCASP T16. 5 – Registro Contábil:

“O registro e a informação contábil devem reunir requisitos de verdade e de validade que possibilitem segurança e credibilidade aos usuários no processo de tomada de decisões.”

Pode-se concluir que esse preceito corresponde à seguinte característica do registro e da informação contábil:
  • A. fidedignidade
  • B. integridade
  • C. confiabilidade
  • D. visibilidade
  • E. objetividade
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No Brasil, as Constituições, desde 1824, surgiram na forma escrita, ao contrário de outros países, como o Reino Unido, característico de ausência de um texto único com essa natureza. Outro modo de analisar as Constituições constitui-se em qualifi cá-las de acordo com a estabilidade. Sob essa perspectiva, pode ser revelada a existência de Constituições:
  • A. analíticas
  • B. rígidas
  • C. promulgadas
  • D. outorgadas
  • E. liberais
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Na aplicação de políticas econômicas conjuntas, o refl exo no produto, quando ocorre alteração em alguma variável monetária, fi scal ou privada, é bastante menor, visto que é infl uenciado pela relação dos agentes com a demanda e oferta de moeda. Para que isto possa ser verifi cado, pode-se utilizar o modelo IS- LM completo:

Modelo IS Y=C+cY+I-bi+G

Modelo LM M/P=kY-hi

Desta forma, o multiplicador de impacto na economia será:
  • A. 1/(1-c)
  • B. 1/(1-c-bk/h)
  • C. 1/(1-c+bk/h)
  • D. 1/(1-c+(b-h)/k)
  • E. (1-c)/(1-b+ck/h)
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Adão é deputado federal e pretende concorrer ao cargo de Governador do Estado W, onde nasceu, educou-se e seguiu sua carreira política. Ao ser proclamado vencedor na eleição, apresentou requerimento à Câmara dos Deputados para exercer os dois cargos de forma concomitante, tendo em vista a ausência de confl itos de interesse ou de qualquer outro tipo nessa situação. Tal requerimento terá por impedimento o princípio da:
  • A. eleição
  • B. república
  • C. democracia
  • D. separação de poderes
  • E. governança
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Quando o preço do produto A aumentou de R$ 300,00 para R$ 330,00, a quantidade do produto A demandada diminuiu de 1000 para 870. O valor da elasticidade preço da demanda de A e sua classifi cação serão, respectivamente:
  • A. 1,30 e elástica
  • B. 1,30 e inelástica
  • C. 1,00 e elástica
  • D. 1,00 e inelástica
  • E. 0,957 e inelástica
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Uma loja vende um liquidifi cador por R$ 64,00 para pagamento à vista ou em duas prestações fi xas de R$ 36,00, uma de entrada e outra para 30 dias. A taxa de juros mensais cobrada pela empresa está no intervalo:
  • A. de 10% a 14% ao mês
  • B. de 15% a 19% ao mês
  • C. de 20% a 24% ao mês
  • D. de 25% a 29% ao mês
  • E. mais de 30% ao mês
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Um dos clássicos direitos do modelo econômico adotado consiste na proteção à herança, que é considerada um direito individual previsto na Constituição Federal. A herança está vinculada ao direito a:
  • A. solidariedade
  • B. equidade
  • C. justiça
  • D. liberdade
  • E. propriedade
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