Questões sobre Burocrático

Com referência à evolução do modelo racional-legal para o paradigma pós-burocrático, julgue os itens a seguir. São princípios inerentes à administração pública burocrática: a impessoalidade, o formalismo e a hierarquia funcional.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Acerca da administração pública no Brasil, julgue os itens a seguir. Métricas explícitas de desempenho, controle de resultados e administração de recompensas são características associadas ao paradigma burocrático.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Com referência à reforma do Estado e à administração pública gerencial, julgue os itens subsequentes. A administração pública burocrática é autorreferente, ao passo que a administração gerencial é orientada para o cidadão.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Julgue os próximos itens, a respeito dos modelos de gestão pública: patrimonialista, burocrático e gerencial. O modelo de administração burocrática, segundo os pressupostos de Max Weber, pressupõe certa racionalidade impessoal.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Julgue os próximos itens, a respeito dos modelos de gestão pública: patrimonialista, burocrático e gerencial. Como forma de repreender a corrupção e o nepotismo, que são características do modelo patrimonialista, a administração pública burocrática está embasada na presença de normas e rigidez de procedimentos.
  • C. Certo
  • E. Errado
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O modelo burocrático teve papel fundamental na Administração Pública, estando até a atualidade presente em diversas instituições brasileiras. Sobre o modelo burocrático, tem-se o entendimento de que ele foi idealizado a partir dos tipos ideais de dominação legítima, propostos por Max Weber, estando relacionado com a dominação
  • A. tradicional.
  • B. carismática.
  • C. personalista-mecânica.
  • D. patrimonialista.
  • E. racional-legal.
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A burocracia, segundo Max Weber (1864-1920), “é uma forma organizada que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance dos objetivos”. Tendo em vista a assertiva de Pinho (1998) de que “Weber finalmente chegaria ao Brasil através do DASP”, verifica-se que, a partir dali, foi implantado no Brasil um modelo burocrático racional, moderno e justificado dentro do espírito revolucionário de conduzir o país a um nível de desenvolvimento até então nunca empreendido. À luz das características principais desse modelo burocrático, não é possível afirmar que o modelo burocrático:
  • A. orienta-se para os resultados e possui foco no cidadão.
  • B. concentra-se no processo e não nos resultados.
  • C. apoia-se na noção geral de interesse público, por meio da obediência às regras e aos procedimentos.
  • D. define procedimentos para a contratação de pessoal, compra de bens e serviços e define cargos rígida e fragmentadamente.
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De acordo com as concepções iniciais de Max Weber, são características da burocracia
  • A. o excesso de regras, a subjetividade e o mecanicismo.
  • B. o individualismo, os registros escritos e a estrutura orgânica.
  • C. a racionalidade, o compromisso profissional e a hierarquia de autoridade.
  • D. a divisão do trabalho, a flexibilidade organizacional e a previsibilidade.
  • E. a informalidade das comunicações, a impessoalidade e o profissionalismo.
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Antônio Augusto Prates, em sua obra Administração Pública e burocracia estabelece diversas características sobre a Administração Burocrática racional legal. Os itens abaixo fazem parte do rol dessas características EXCETO:
  • A. A ascensão dos funcionários é baseada em critérios universalistas de competências técnicas.
  • B. A remuneração é dada através de salários.
  • C. Possui autoridade comunitária, baseada no conhecimento empírico do governante.
  • D. A burocracia é o instrumento do comportamento humano.
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A administração burocrática é inspirada no modelo weberiano de burocracia. Quais são as principais características desse modelo de administração pública?
  • A. A busca pelo formalismo, a impessoalidade, a hierarquização e o rígido controle dos meios de se entregar serviços públicos.
  • B. A busca pela hierarquização, o ajuste fiscal sem controle dos meios de entrega dos serviços públicos.
  • C. A busca pela mensuração dos resultados da entrega dos serviços públicos, sem se importar com os meios utilizados.
  • D. A busca pela mensuração dos resultados, a concessão da autonomia gerencial aos dirigentes e a atribuição de responsabilidade pelo desempenho em suas unidades.
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