Questões Concurso Prefeitura de São Miguel Arcanjo - SP

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#Questão 1132140 - Pedagogia, Legislação da Educação, Avança SP, 2025, Prefeitura de São Miguel Arcanjo - SP, Professor de Classe Especial - Portador de Deficiência

Por meio da obra: “Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas”, de Mazzota, é possível compreender os aspectos históricos da educação especial. Dentro dos ponderamentos apresentados na referida obra, analise os enunciados abaixo e marque, na sequência, a alternativa correspondente.

I – A deficiência, até o século XVIII, era pautada em aspectos místicos, sem quaisquer bases científicas.
II –O Imperial Instituto dos Meninos Cegos, fundado por D. Pedro II é considerado o marco da educação especial no Brasil.
III – O contexto histórico da educação especial no Brasil pode ser analisado em dois momentos específicos. O primeiro período, de 1854 a 1956, é marcado pelas iniciativas oficiais e particulares.
IV - O segundo período, de 1957 a 1993, marca as iniciativas oficiais em âmbito nacional, em que a educação especial passa a fazer parte da política educacional brasileira. 

Na literatura, são encontrados diferentes marcos para o desenvolvimento emocional de uma criança. De forma geral, nos primeiros seis meses, observam-se as emoções abaixo, EXCETO:

De acordo com Brasil (2001), analise as asserções abaixo e marque, posteriormente, a alternativa pertinente.

I – O quadro das dificuldades de aprendizagem engloba uma gama de necessidades educacionais, destacadamente aquelas associadas a: dificuldades específicas de aprendizagem, como a dislexia e disfunções correlatas; problemas de atenção, perceptivos, emocionais, de memória, cognitivos, psicolinguísticos, psicomotores, motores, de comportamento; e ainda a fatores ecológicos e socioeconômicos, como as privações de caráter sociocultural e nutricional.
II – Assim, entende-se que todo e qualquer aluno pode apresentar, ao longo de sua aprendizagem, alguma necessidade educacional especial, temporária ou permanente.

Inúmeras situações contribuem para dificultar a aceitação do aluno com deficiência no ensino regular. Mantoan e Lanutti exemplificam algumas dessas situações que foram descadas a seguir. No entanto, uma das alternativas foi elaborada de forma incorreta, assinale-a:

#Questão 1132144 - Pedagogia, Avaliação Educacional, Avança SP, 2025, Prefeitura de São Miguel Arcanjo - SP, Professor de Classe Especial - Portador de Deficiência

Dentro do contexto educacional, a orientação metodológica voltada para a efetiva melhoria da qualidade da educação para todos e com todos é pautada em uma série de aspectos. Na sequência, foram destacados alguns exemplos. Analise-os e marque a alternativa correspondente.



I – As escolas devem funcionar como sistemas abertos.


II - As práticas avaliativas tradicionais devem ser substituídas por outras mais voltadas para a dimensão classificatória, política e social da avaliação.


III - No caso das necessidades educacionais especiais, os rumos da avaliação devem estar a serviço da implementação dos apoios necessários ao progresso e ao sucesso de todos os alunos.


IV – A avaliação deverá ter como ênfase o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno, bem como a melhoria da instituição escolar.

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