Questões Concurso Prefeitura de Rio Verde - GO

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Rio Verde - GO

A radioproteção é um conjunto de ações que visa proteger tanto as pessoas quanto o ambiente de trabalho de possíveis efeitos causados pelas radiações ionizantes. Qual dos princípios abaixo não faz parte dos princípios que norteiam a radioproteção?

O transtorno por uso de fenciclidina é um dos transtornos relacionados a alucinógenos segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais na sua quinta edição (DSM-V). Sobre os critérios de diagnósticos, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Um dos critérios para diagnóstico do transtorno por uso de fenciclidina é o abandono ou redução de importantes atividades sociais, profissionais ou recreacionais, ocorrendo durante um período de 12 meses. ( ) Um dos critérios para diagnóstico do transtorno por uso de fenciclidina é o indivíduo se colocar recorrentemente em situações nas quais isso representa perigo para a integridade física, ocorrendo durante um período de 12 meses. ( ) Um dos critérios para diagnóstico do transtorno por uso de fenciclidina é o fracasso em cumprir obrigações importantes no trabalho, na escola ou em casa (ex.: ausências repetidas ao trabalho ou baixo desempenho profissional), ocorrendo durante um período de 12 meses. ( ) Um dos critérios para diagnóstico do transtorno por uso de fenciclidina é a existência de um desejo persistente ou esforços malsucedidos no sentido de reduzir ou controlar o uso de fenciclidina, ocorrendo durante um período de 12 meses.

Sobre os transtornos relacionados ao álcool, segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais na sua quinta edição (DSM-V), informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Indivíduos do sexo masculino apresentam taxas mais elevadas de consumo de álcool e de transtornos relacionados do que os do sexo feminino. Contudo, como estes geralmente pesam menos que aqueles, têm mais gordura e menos água no corpo e metabolizam menos álcool no esôfago e no estômago, estão mais propensos a desenvolver níveis elevados de álcool no sangue por ingestão. ( ) Transtornos bipolares, esquizofrenia e transtorno da personalidade antissocial estão associados a aumento acentuado da taxa de transtorno por uso de álcool, e vários transtornos depressivos e de ansiedade também podem estar relacionados ao transtorno por uso de álcool. ( ) Os sintomas de abstinência causam sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo. Os sintomas podem ser atribuíveis a outra condição médica e potencializados pela abstinência. ( ) A intoxicação normalmente é estabelecida por meio da observação do comportamento do indivíduo e do odor de álcool em seu hálito. O grau de intoxicação aumenta com o nível de álcool no sangue e no ar expirado e com a ingestão de outras substâncias, especialmente as que apresentam efeitos sedativos.

A Terapia ABA (do inglês Applied Behavior Analysis) tem sido recomendada como um tratamento efetivo para o Transtorno do Espectro Autista. Na fundação da análise do comportamento aplicada, Beear e Risley (1968) descreveram algumas dimensões dessa ciência. Segundo os autores:

“O rótulo de aplicado não é determinado pelos procedimentos de pesquisa utilizados, mas sim pelo interesse que a sociedade demonstra nos problemas que estão sendo estudados. Na aplicação comportamental, o comportamento, os estímulos e/ou o organismo que estão sendo estudados são escolhidos devido a sua importância para o homem e para a sociedade, em vez de sua importância para a teoria.”

Considerando as dimensões da Análise Aplicada do Comportamento (ABA, do inglês Applied Behavior Analysis,) marque aquela que não é uma de suas dimensões: 

Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais na sua quinta edição (DSM-V), o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) pode ser definido como um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento ou no desenvolvimento. Sobre o TDAH, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) No TDAH a desatenção manifesta-se comportamentalmente como divagação em tarefas, falta de persistência, dificuldade de manter o foco e desorganização – e não constitui consequência de desafio ou falta de compreensão. ( ) No TDAH a hiperatividade refere-se à birra excessiva (como uma criança que chora por tudo) expressa em momentos inadequados, batucar ou conversar em excesso também são característicos. ( ) No TDAH a impulsividade refere-se a ações precipitadas que ocorrem no momento sem premeditação e com elevado potencial para dano à pessoa (p. ex., atravessar uma rua sem olhar). ( ) No TDAH as manifestações do transtorno devem estar presentes em mais de um ambiente (p.ex., em casa e na escola, no trabalho). Contudo, em alguns casos, a manifestação pode ser focada em ambiente específico (p.ex., na escola). ( ) No TDAH existem associações com níveis menores de inibição comportamental, de controle à base de esforço ou de contenção, a afetividade negativa e/ou maior busca por novidades. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis