Questões Concurso Prefeitura de Lavras - MG

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Lavras - MG

#Questão 933855 - Medicina, , FUNDEP (Gestão de Concursos), 2023, Prefeitura de Lavras - MG, Médico de Serviço de Verificação de Óbito

Necrose significa morte celular que ocorreu em um organismo vivo seguido de autólise. Seu aspecto morfológico ocorre devido à desnaturação de proteínas intracelulares e da digestão enzimática das células letalmente lesadas. Na coloração de hematoxilina e eosina (H&E), as células necróticas têm maior eosinofilia, devido à perda do RNA citoplasmático e a desnaturação das proteínas citoplasmáticas.
Com relação aos conceitos patológicos das necroses, assinale a alternativa incorreta

#Questão 933857 - Medicina, , FUNDEP (Gestão de Concursos), 2023, Prefeitura de Lavras - MG, Médico de Serviço de Verificação de Óbito

A Declaração de Óbito (DO) é o documento padrão de uso obrigatório em todo o território nacional, para a coleta dos dados sobre óbitos e considerado como documento hábil para os fins do Art. 77 da Lei nº 6.015/1973 para a lavratura da Certidão de Óbito pelo Cartório de Registro Civil (Art. 10 da Portaria nº 116 MS/SVS de 11/02/2009).
Com base nesses conceitos, assinale a alternativa incorreta. 

#Questão 933858 - Medicina, , FUNDEP (Gestão de Concursos), 2023, Prefeitura de Lavras - MG, Médico de Serviço de Verificação de Óbito

Um médico de plantão recebeu um paciente masculino de 65 anos de idade. Há 35 anos, o homem sabia ser hipertenso e não fez tratamento. Há dois anos, começou a apresentar dispneia de esforço. Foi ao médico, que diagnosticou hipertensão arterial e cardiopatia hipertensiva, e iniciou o tratamento. Há dois meses, apresentou insuficiência cardíaca congestiva e, hoje, apresentou edema agudo de pulmão, falecendo após cinco horas. Há dois meses, foi diagnosticado câncer de próstata.
Referente ao campo 1. d. da Declaração de Óbito (DO), assinale a alternativa que descreve corretamente o diagnóstico.

Analise as afirmativas quanto ao diagnóstico das hérnias lombares.
I. Quando há dúvidas diagnósticas pelo exame clínico, é necessário avaliar o conteúdo do saco herniário, assim como as dimensões do anel, e podem ser solicitados exames de imagem. II. A radiografia abdominal permite observar a presença de anéis herniários e a protusão de conteúdo herniário para dentro do saco quando o paciente realiza a manobra de Valsalva. III. A tomografia computadorizada e a ressonância magnética mostram, com exatidão, os limites do defeito e as condições da musculatura lateral do abdome.
Estão corretas as afirmativas

Considere uma paciente do sexo feminino, de 33 anos de idade, vítima de trauma contuso de abdome, após acidente com veículo automotor. Ela foi levada pela equipe de atendimento pré-hospitalar para o hospital de trauma referência na cidade, onde deu entrada 25 minutos após o evento traumático.
Na Sala de Emergência, a paciente foi atendida conforme protocolo do Advanced Trauma Life Support (ATLS). Encontrava-se em choque hipovolêmico de grau lI, mas respondeu bem às medidas iniciais, mantendo pressão arterial sistólica de 110 mmHg e frequência cardíaca de 100 bpm.
A equipe assistente decidiu submeter a paciente ao exame de tomografia de abdome, quando foi observada lesão hepática isolada de grau ll, segundo a classificação da Associação Americana de Cirurgia do Trauma (AAST). Optou-se por tratamento não operatório e a paciente foi conduzida à unidade de trauma e terapia intensiva.
Ao final das primeiras 24 horas de internação na unidade intensiva, a paciente evoluiu com piora dos parâmetros ventilatórios e necessitou de intubação orotraqueal. Os parâmetros de ventilação foram ajustados em ventilação por pressão, com PEEP (pressão expiratória final positiva) de 12 e seu abdome encontrava-se distendido, mas compressível. A gasometria indicou acidose respiratória. Observou-se diminuição progressiva do débito urinário.
A equipe assistente, suspeitando de HIA (hipertensão intra-abdominal), solicitou então a mensuração da PIA (pressão intra-abdominal) 7 e instituiu medidas clínicas para a resolução do quadro.
As medidas clínicas impediram a evolução da PIA (pressão intra-abdominal) na primeira hora de observação, mas esta voltou a subir, atingindo a marca de 25 mmHg, quando foi indicada laparotomia descompressiva.
Nesse caso, a variante mais confiável para determinar o grau de perfusão dos órgãos abdominais é

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis