Questões Concurso Prefeitura de Contagem - MG

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Contagem - MG

 O desenvolvimento infantil é marcado por diversas situações que apontam as interações entre a criança, seu ambiente e seus objetos de interação e maturação, a psicologia dispõe de enorme repertório técnico-científico acerca da importância das questões vinculares para um desenvolvimento sadio. A vinculação é considerada, portanto um constructo psicológico que dispõe de uma capacidade explicativa do desenvolvimento, da formação do eu e do comportamento humano, mostrando que o ser se desenvolve ao crescer, sentindo, pensando e comunicando com os outros. 
Entre diversos teóricos da ciência psicológica sobre a temática do vínculo, John Bowlby, em particular, desenvolveu uma obra rica e extensa especificamente sobre os assuntos de vínculo e apego. Sobre as ideias deste teórico é correto afirmar que:

Em psicologia, a entrevista clínica é um conjunto de técnicas de investigação, de tempo delimitado, dirigido por um entrevistador treinado, que utiliza conhecimentos psicológicos, em uma relação profissional, com o objetivo de descrever e avaliar aspectos pessoais, relacionais ou sistêmicos (indivíduo, casal, família, rede social), em um processo que visa a fazer recomendações, encaminhamentos ou propor algum tipo de intervenção em benefício das pessoas entrevistadas. Sobre a técnica da entrevista, assinale a alternativa incorreta.

O uso de substâncias psicoativas sempre esteve presente em toda a sociedade e perpassa toda a evolução histórica do Brasil desde seu descobrimento até a contemporaneidade. O crescente aumento no cenário brasileiro do consumo de substâncias psicoativas exigiu do Sistema Único de Saúde (SUS) a criação de Políticas Públicas destinadas ao combate do uso abusivo dessas substâncias. Dentre elas, elaborou-se a Política Nacional de Redução de Danos, como estratégia no âmbito da saúde pública. Neste intento, analise as afirmativas abaixo. 
I. A Política Nacional de Redução de Danos, primazia pelo respeito à liberdade de escolha e intenciona a inclusão social e a cidadania. 
II. Os chamados “redutores de danos”, são pessoas compromissadas com a promoção da saúde de usuários de álcool e drogas. 
III. A pauta primária da Política Nacional de Redução de Danos, não é o enfrentamento das metodologias de tratamento por meio da imposição da abstinência, mas as políticas públicas ineficazes no combate as drogas. 
IV. A Política Nacional de Redução de Danos determina ações como uma estratégia de saúde pública que controlem possíveis consequências negativas associadas ao consumo de substâncias psicoativas sem necessariamente interferir na oferta ou no consumo.

Dentre as afirmativas, pode-se dizer que está incorreto o que se lê em

A inserção da Psicologia nos contextos institucionais é marcada por uma conexão de saberes que a torna uma disciplina de interface, ou que demanda que suas/seus autoras/es e pesquisadoras/es se posicionem num território de fronteira, produzindo bricolagens entre saberes que têm origens em campos diversos. Constitui-se, assim, um amplo campo permeado de práticas e saberes heterogêneos, e este número temático é uma expressão dessa heterogeneidade (BAREMBLITT; BARROS; HUR, 2021). Neste sentido, e considerando as contribuições de Lapassade (1998), sobre a temática da Análise Institucional, é correto compreender uma instituição como:

A psicoterapia em contexto grupal, torna-se cada vez mais presente no repertório de técnicas do profissional em contexto. Pode-se pensar no grupo como espaço terapêutico e, portanto, é essencial que os profissionais de saúde preparem-se para trabalhar com fenômenos grupais. É preciso ter uma base teórica que lhes forneça subsídios para tornar esse trabalho mais produtivo e saudável e as relações humanas mais satisfatórias. Considerando o trabalho com grupos desenvolvido por Yalon (2006), analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
(  ) O profissional que trabalha com grupos precisa ter clareza sobre o propósito de montar um grupo, bem como, dispor de recursos avaliativos para verificar se o grupo tem sido um facilitador do processo terapêutico. 
(  ) O grupo é um organismo constituído por elementos diferentes e variados e, em decorrência desta diversidade, é comum que o grupo não estabeleça um foco de trabalho, tendo seus encontros com benefícios pontuais e eventuais.
(  ) Participar de grupos pode ajudar os indivíduos a quebrar barreiras criadas por sentimentos de solidão e isolamento, em especial, pela possibilidade de receberem sugestões construtivas de outras pessoas que passaram ou estão passando por situações semelhantes.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis