Questões Concurso Prefeitura de Canaã dos Carajás - PA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Canaã dos Carajás - PA

A respeito do grafismo indígena, leia o texto a seguir.

Em certos grupos indígenas, a arte pode atingir níveis de um virtuosismo extremado, como ocorre, por exemplo, na antiga pintura facial dos Kadiweu. Apesar disso, permanece estática por longos períodos, pois se relaciona com uma trama de significados sociais e religiosos de cuja preservação participa, criando marcos tangíveis para seu reconhecimento. Mesmo assim, ela não é imune às transformações sociais e ecológicas. Hoje os Kadiweu não se pintam mais, possivelmente porque esta manifestação artística, toda em filigranas, perdeu sua função social, essencialmente etnocêntrica e hierarquizadora.

Adaptado de VIDAL, Lux (org.). Grafismo indígena: estudos de antropologia estética. São Paulo: FAPESP, EdUSP, 2000, p. 14.

De acordo com o relato, a pintura corporal dos Kadiweu possui uma função  

Desde o Renascimento, a História da Arte está relacionada com a Filosofia da Educação e com os processos de ensinoaprendizagem, uma vez que as mudanças culturais e históricas do conceito de arte impactaram o modo como a arte foi inserida na educação.
As afirmativas a seguir descrevem corretamente experiências históricas da relação entre arte e educação desde o século XVI, à exceção de uma. Assinale-a. 

Em 1795, Friedrich Schiller apresentou ideais educativos diretamente relacionados ao modo como concebia o valor da arte para formação das pessoas, como no trecho a seguir.

Pela disposição estética do espírito, a espontaneidade da razão é iniciada já no campo da sensibilidade, o poder da sensação é quebrado dentro de seus próprios domínios, o homem físico é enobrecido de tal maneira que o espiritual, de ora em diante, só precisa desenvolver-se dele segundo as leis da liberdade. O passo do estado estético para o lógico e moral (da beleza para a liberdade e o dever) é, pois, infinitamente mais fácil que o do estado físico para o estético (da vida meramente cega para a forma).

Adaptado de SCHILLER, F. A educação estética do homem. São Paulo: Iluminuras, 1990, p. 118.

Schiller, em seu projeto educacional para a arte, posiciona-se

Sobre o significado de arte, leia o trecho a seguir.

É preciso refletir sobre este dado incontornável: a arte tem representado, desde a pré-história, uma atividade fundamental do ser humano. Atividade que, ao produzir objetos e suscitar certos estados psíquicos no receptor, não esgota absolutamente o seu sentido nessas operações. Estas decorrem de um processo totalizante, que as condiciona: o que nos leva a sondar o ser da arte enquanto modo específico de os homens entrarem em relação com o universo e consigo mesmos.

Adaptado de BOSI, A. Reflexões sobre a arte. São Paulo: Ática, 1986, p. 8.

Segundo Bosi, a arte é uma

Com relação à visão socioconstrutivista na educação, que foi desenvolvida por Lev Vigtotsky, analise as afirmativas a seguir.

I. A linguagem é a principal ferramenta para a aquisição de conhecimentos por parte do indivíduo e molda o pensamento.
II. O aprendizado é o processo de apropriação ativa do patrimônio de conhecimentos coletivos por cada indivíduo.
III. O processo de construção dos conhecimentos se segue espontaneamente do avanço dos estágios de desenvolvimento biológico.

A respeito do socioconstrutivismo, está correto o que se afirma em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis