Questões Concurso Prefeitura de Brejo Santo - CE

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Qual dos seguintes artistas brasileiros é conhecido por suas instalações que exploram temas políticos e sociais, como em Babel e Desvio para o Vermelho? 

O conceito de kinaesthetics, que explora a percepção do movimento como experiência sensorial e estética, foi amplamente discutido por:

“Através do ensino de História, o docente recria condições para que os alunos compreendam suas próprias representações, o contexto da época em que vivem, pratiquem a análise crítica das memórias que lhes são transmitidas. Com a implementação desse método, o aluno é visto como agente de sua formação, com suas ideias prévias e experiências diversas.”
(Mass e Silva, 2021, p. 2. O ensino de História para o desenvolvimento do pensamento autocrítico. Disponível em: https://opiniaofilosofica.org/index.php/opiniaofilosofica/article/view/1014)

Considerando o texto acima, é correto, em relação ao professor, afirmar que:

O ensino de História não deve se limitar à mera repetição de conteúdos, teorias e conceitos, mas ser um verdadeiro processo de reelaboração crítica daquilo que é ensinado. As “bases da epistemologia da História” são imprescindíveis para esse processo de autonomia do pensamento por parte do discente.
Com relação a essas “bases epistemológicas”, marque a opção que NÃO corresponde às suas características: 

“A Geografia, desde o estabelecimento de sua condição de ciência moderna, tem no ambientalismo uma de suas principais características. Ele reflete a riqueza da dualidade do conhecimento geográfico. A concepção de ambiente, todavia, mudou bastante ao longo do último século, pois inseriu marcos importantíssimos dos distintos momentos históricos da modernidade. Até meados do século XX a Geografia, e também as outras ciências e a sociedade em geral, concebiam o ambiente exclusivamente do ponto de vista naturalista. Nos últimos quarenta anos, a noção de ambiente tem inserido, paulatinamente, a dimensão social, pois a crise ambiental contemporânea não pode mais ser compreendida e nem resolvida segundo perspectivas que dissociam sociedade e natureza.” (Mendonça, 2001, p. 139)
A partir desse fragmento de texto, o professor Francisco Mendonça defende a ideia de uma Geografia:

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