Questões Concurso Polícia Civil - MG (2ª edição)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Polícia Civil - MG (2ª edição)

A Cartografia é uma técnica de representação de realidades espaciais e permite correlações diversas. Analise a figura abaixo e responda:

Estabelecendo-se que a distância real entre os extremos Nordeste / Sudoeste é de 30 quilômetros e que esta distância no mapa mede 6 centímetros, qual seria a distância entre esses pontos no mapa, se o percurso fosse pelo rio e a distância real medisse 120 quilômetros?

As afirmativas abaixo estão relacionadas aos cursos d`água como veículos transportadores de partículas:

I. Os processos fluviais de erosão, transporte e deposição de sedimentos são definidos pela distribuição da velocidade e da turbulência do fluxo e estão em constantes mudanças.

II. As questões que incorporam a dimensão socioespacial e a problemática ambiental priorizam a potencialidade dos recursos hídricos.

III. Ao longo do perfil longitudinal, ao contrário do período chuvoso e de fluxos caudalosos, quanto mais lenta e uniforme é a velocidade do fluxo, menores os processos erosivos e a capacidade de trabalho.

Marque a alternativa CORRETA:

Levando em consideração a presença da escravidão no Brasil colonial, analise a Veracidade (V) ou Falsidade (F) das proposições abaixo:

( ) Nos primeiros tempos da colonização, a mão-deobra utilizada foi a indígena, notabilizando-se os bandeirantes paulistas na captura e comercialização dos chamados “negros da terra”. Com a introdução da mão-de-obra africana, não se abandonou por completo a escravização do índio, ainda que houvesse legislação proibitiva a esse respeito.

( ) Segundo um observador da época, os escravos “eram as mãos e os pés dos senhores”, isso porque de modo geral os colonos não eram afetos ao trabalho braçal, posto que sua pratica poderia imporlhes restrições a ocupação de postos de destaque na sociedade a que pertenciam.

( ) A Igreja combatia com veemência o uso do trabalho escravo africano na Colônia, sendo a atuação do Padre Vieira merecedora de destaque a esse respeito. Para Vieira, o batismo dos escravos na fé católica era motivo mais que justificável para emancipa- los do cativeiro.

( ) A prática livre da alforria foi muito comum durante todo o período colonial e, era entendida, de forma geral, como uma ação caritativa. Fazia-se também uso da coartação, que consistia na concessão da liberdade mediante o pagamento em parcelas por parte do cativo. Quando o pagamento era finalizado, o escravo recebia sua carta de liberdade.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo:

Leia as afirmações a seguir:

I. A onda cientificista associada à modernização do país preponderava, em contradição, com o sistema de governo vigente.

II. A presença no país de várias matrizes do pensamento liberal, de modo geral, contrárias à forma vigente de governo.

III. Os conflitos com a Igreja ultramontana agudizavamse, devido a cada vez maior intromissão do Estado nas questões religiosas.

IV. O conflito com o Paraguai foi responsável pela bancarrota dos recursos financeiros da monarquia, além de trazer à cena política os militares.

Os cenários acima descritos se associam a que contexto da História do Brasil?

Relacione as conjunturas políticas listadas na sequência 1 com as suas respectivas características assinaladas na sequência 2.

Assinale a alternativa correta :

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis