Questões Concurso PC-RO

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso PC-RO

Radioatividade é o processo de desintegração espontânea do núcleo atômico de elementos instáveis que recebem o nome de radioativos. Quando um núcleo em um estado excitado decai para um estado de menor energia, emitindo um fóton muito energético (alta frequência), o núcleo atômico pode manter o mesmo número de partículas, não havendo transmutação.
O fenômeno descrito acima é conhecido como

Em algumas regiões brasileiras, o café faz parte de todas as refeições e uma das maneiras de prepará-lo é colocar a água no fogo juntamente com açúcar e o pó, até que seja formada a mistura desses componentes. Para que seja ingerido, basta passá-la pelo coador.
Considerando o preparo do café conforme essa descrição, assinale a opção correta.

Texto CG1A1-II

    A contínua ampliação das sociedades humanas no interior do universo “físico”, alheio ao homem, contribuiu para estimular um modo de falar que sugere que “sociedade” e “natureza” ocupariam compartimentos separados, impressão esta que foi reforçada pelo desenvolvimento divergente das ciências naturais e das ciências sociais. Todavia, o problema do tempo coloca-se em termos tais que não podemos esperar resolvê-lo, se explorarmos suas dimensões física e social independentemente uma da outra. Se transformarmos em verbo o substantivo “tempo”, constataremos de imediato que não se pode separar inteiramente a determinação temporal dos acontecimentos sociais e a dos acontecimentos físicos. Com o desenvolvimento dos instrumentos de medição do tempo fabricados pelo homem, a determinação do tempo social ganhou autonomia, certamente, em relação à do tempo físico. A relação entre as duas foi se tornando indireta, mas nunca foi totalmente rompida, porquanto não pode sê-lo. Durante muito tempo, foram as necessidades sociais que motivaram a mensuração do tempo dos “corpos celestes”. É fácil mostrar como o desenvolvimento desse segundo tipo de medida foi e continua a ser dependente do desenvolvimento do primeiro tipo, a despeito das influências recíprocas.

Norbert Elias. Sobre o tempo. Rio de Janeiro:
Zahar, 1998, p. 38-9 (com adaptações).  


Considerando os sentidos do texto CG1A1-II, julgue os itens a seguir.

I De acordo com o texto, a impressão de que “sociedade” e “natureza” são compartimentos distintos decorre de divergências entre os postulados das ciências sociais e os das ciências naturais.
II No terceiro período, o autor emprega a primeira pessoa do plural para incluir o leitor em uma proposta de pensar o “tempo” como um processo em curso, em vez de um objeto imóvel.
III Entende-se da leitura do último período que “o primeiro tipo” de medida corresponde à mensuração do tempo físico e “o segundo tipo”, à mensuração do tempo social.

Assinale a opção correta. 

Recentemente, um britânico de 23 anos de idade morreu por overdose de cafeína (C8H10N4O2). Na necropsia, foi constatado que havia o equivalente a 70 latas de energético em seu organismo, sendo a dose de cafeína em cada lata equivalente a 30 mg. 
Com base nessa situação e considerando-se Imagem associada para resolução da questãoa massa molar da cafeína e Imagem associada para resolução da questão  a constante de Avogadro, é correto concluir que o número de moléculas de cafeína ingeridas pelo britânico é

Considerando-se que, para titular completamente 10 mL de uma solução de ácido sulfúrico (H2SO4), tenham sido utilizados 15 mL de uma solução 1,2 mol/L de hidróxido de sódio (NaOH), conclui-se que a concentração em quantidade de matéria do ácido sulfúrico na solução analisada seria igual a

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis